Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Setembro de 2013 | 14h27 - Actualizado em 13 Setembro de 2013 | 16h44

Ministro das Relações Exteriores visita República Popular da China

O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, irá efectuar de 16 a 17 do corrente mês uma visita oficial à Republica Popular da China no âmbito do reforço das relações bilaterais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti

Foto: PParente

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, Geoeges Chikoti, realiza esta visita a convite do ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China Wang yi,  com  vista a abordarem questões do domínio do reforço dos laços de amizade e das relações de cooperação existentes entre os dois países.

 O ministro da Relações Exteriores, Georges Chikoti, no dia 16 será recebido em audiência pelo vice primeiro - ministro da República Popular da China Wang Yang.

Para terça-feira dia 17, está previsto o início das conversações oficiais entre o ministro das Relações Exteriores da República de Angola Georges Chikoti, e dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Wang yi.

Segundo o documento os ministros, irão participar numa cerimónia de assinaturas de trocas de certificados para entrada em vigor do tratado sobre extradição entre os dois países.

Da agenda em discussão, as duas delegações irão passar em revista o actual estado de relações de cooperação entre os dois países e abordarem a preparação da realização do quinta comissão mista bilateral sino-angolana, bem como trocarem informações sobre as relações de cooperação Sino-Àfrica (FOCAC) e sobre o Fórum Macau, no quadro da  cooperação entre a República Popular da China e os países de Língua Portuguesa.

O documento acrescenta que durante a sua estadia, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, deverá manter um encontro com o corpo diplomático africano, acreditado na República Popular da China, para abordarem diversos temas relativos à política internacional e regional, com destaque para a situação prevalecente em cada uma das regiões, nomeadamente Àfrica , Àsia e Médio Oriente.

Integram a delegação angolana, o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República Popular da China, Garcia Bires, o Director da Direcção Àsia e Oceânia (DAO), embaixador André Panzo, entre outros diplomatas e funcionários do ministério das Relações Exteriores.

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 26/05/2014 14:14:39

    Moçambique: Diplomata fala de percurso histórico-político de Angola

    Maputo - O primeiro-secretário e responsável da área Consular da Embaixada de Angola em Moçambique, Fortunato de Jesus Tomé, apelou a consciencialização patriótica de todos africanos, visando a erradicação completa dos conflitos armados internos e da pobreza para que se possa elevar o continente num espaço de prosperidade e desenvolvimento que sempre se almejou.

  • 23/05/2014 19:54:03

    Angola pretende colaboração de Portugal na prevenção rodoviária

    Lisboa (Do correspondente) - O ministro angolano do Interior, Ângelo de Barros Veiga, garantiu, nesta sexta-feira, em Lisboa, que Portugal poderá colaborar na prevenção rodoviária nacional, visando "\\a diminuição dos elevados acidentes de viação em Angola".

  • 23/05/2014 13:23:20

    Eleições na África do Sul consolidam a democracia e propiciam cooperação estratégica

    Pretória (Dos enviados especiais) - As eleições gerais na África do Sul, ganhas pelo ANC e pelo Presidente Jacob Zuma, são uma demonstração da consolidação da democracia e do progresso neste país e no continente africano e podem contribuir para o desenvolvimento de relações estratégicas com Angola, disse hoje, sexta-feira, em Pretória, o director para África e Médio Oriente do Ministério da Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santos.

  • 23/05/2014 13:21:00

    Primeiro-ministro da RCA deixa Luanda

    Luanda - O primeiro-ministro da República Centro Africana (RCA), André Nzapayeké, regressou hoje, sexta-feira, ao seu país, no termo da visita oficial, de mais de 48 horas a Angola, no âmbito do relançamento das relações entre os dois Estados.