Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Março de 2013 | 11h11 - Actualizado em 03 Março de 2013 | 17h14

Ministro do Ensino Superior destaca importância do Canfeu na exaltação do patriotismo

Canfeu2013

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Soyo - O ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, destacou, neste sábado, na cidade do Soyo, província do Zaire, a importância dos Campos Nacionais de Férias dos Estudantes Universitários (Canfeu) na exaltação do patriotismo pela na juventude angolana.  

Discursando no encerramento da 11ª edição do Canfeu, iniciativa do Secretariado Nacional da JMPLA desde 2002, Adão do Nascimento afirmou que o Canfeu contribui para a unidade e construção, inclusive para um ensino superior que orgulha todos os angolanos.

Por isso, felicitou a JMPLA por saber criar e preservar o conceito do Canfeu, enquanto espaço singular de convívio dos estudantes universitários para aprenderem e demonstrarem nos mais variados domínios do saber.  

“Só formados é que cada um dos cidadãos poderá assumir as suas responsabilidades na reconstrução do país”, declarou o ministro e recomendou aos presentes maior empenho na formação académica e profissional.

O Canfeu é um espaço social, cultural e académico, que permite a interacção entre estudantes de diversas partes do país com membros do Governo, docentes universitários, representantes de igrejas e de associações juvenis, sobre temas relevantes para o país, com particular ênfase para os que afectam a juventude.   

O Canfeu iniciou em 2002, no Huambo, e já decorreu nas províncias do Uíge, Kuando Kubango, Kwanza Norte, Benguela, Bié, Kwanza Sul, Huíla, Cabinda, Lunda Sul e Zaire.   

A presente edição realizou-se sob o lema “Juventude angolana, por uma Angola de progresso e bem-estar”. A cerimónia de abertura foi orientada pelo secretário do Bureau Político do MPLA para Organização e Mobilização, Ferreira Pinto.

Os trabalhos do Canfeu Zaire foram orientados pelo primeiro secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova Joaquim, coadjuvado pela segunda secretária, Emília Carlota Dias, na presença do governador local, José Joanes André. 

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 19/01/2015 12:03:09

    Zaire: Detidos 30 estrangeiros por violação da fronteira

    Mbanza Congo - Trinta cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos nos últimos sete dias, pela Polícia de Guarda Fronteira na província do Zaire, por violação do perímetro fronteiriço.

  • 17/01/2015 22:30:32

    Zaire: Ministro descarta envolvimento das FAA em operação na RDC

    Soyo - O ministro da Defesa, João Lourenço, assegurou neste sábado, no município do Soyo, província do Zaire, que Angola não vai participar militarmente na operação contra os rebeldes que actuam no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

  • 17/01/2015 21:49:21

    Zaire: Ministro da Defesa reitera contínua capacitação das FAA

    Soyo - O ministro da Defesa, João Lourenço, reiterou neste sábado, no município do Soyo, província do Zaire, a contínua capacitação das Forças Armadas Angolanas (FAA), tendo em vista a garantia da defesa e segurança do país.

  • 15/01/2015 17:35:19

    Zaire: Historiador ressalta papel dos antigos combatentes

    Mbanza Congo - O historiador angolano Pedro Gabriel considerou nesta quinta-feira, em Mbanza Congo, província do Zaire, que "os antigos combatentes e veteranos da Pátria têm um papel de depositários dos mais elementares valores morais e cívicos de patriotismo".