Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Março de 2013 | 18h24 - Actualizado em 09 Março de 2013 | 19h19

Ministros da SADC aprovam orçamento e plano de acção para período 2013/2014

Moçambique

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maputo (Dos enviados especiais) – O Conselho de Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou hoje, sábado, em Maputo (Moçambique), o orçamento e plano de acção da organização para período 2013/2014.

Segundo o anúncio feito pelo presidente do Conselho de Ministros, Oldemiro Baloi, o orçamento da organização para este período está estimado em 65.014 milhões de dólares americanos.

Oldemiro Baloi fez este pronunciamento quando apresentava os resultados da reunião, na qual Angola se fez representar por uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

O também ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique disse, porém, que os recursos estão aquém das necessidades da organização. 

O presidente do Conselho de Ministros frisou ainda que o encontro constatou, com agrado, que o processo de estabilização da República Democrática do Congo foi revigorado e a discussão sobre o levantamento da suspensão do Tribunal da SADC foi 

aprofundada.

Salientou que sobre este último assunto, esperasse que em tempo oportuno a organização tome a decisão final.

Por outro lado, realçou que a rede de relacionamento no processo de integração regional transcende a África Austral e, por esta razão, os ministros reafirmaram o interesse de realizar um encontro ministerial de diálogo político entre a dupla Troika da SADC e a União Europeia, em Maputo, no dia 28 de Março do presente ano.

Sob o mesmo prisma, reiterou o compromisso de Moçambique, enquanto presidente da organização, em acolher a Conferência de Alto Nível sobre Investimento em Infra-estruturas, no mês de Junho de 2013.

De igual modo, fez referência a eleição, ainda este ano, de um novo Secretário Executivo, após dois mandatos de sucesso levados acabo por Tomaz Salomão, que decorrerá na próxima Cimeira da SADC, no Malawi, em Agosto de 2013.

Oldemiro Baloi disse que a reunião tinha a sua agenda focalizada, além do orçamento e plano financeiro para o período 2013/2014, na avaliação do ponto de situação da Revisão do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional, da cooperação entre a 

SADC e a UE e do Plano Director Regional de Desenvolvimento. 

Salientou que as discussões tiveram lugar sob o pano de fundo de uma África Austral mais estável e segura, que vai enfrentar este ano desafios referentes à conclusão da resolução de conflitos e processos eleitorais, mas também de revigoramento do processo de 

integração regional.