Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

28 Agosto de 2012 | 21h44 - Actualizado em 28 Agosto de 2012 | 21h44

Semba Comunicação desmente semanário Folha 8

Desmentido

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O departamento jurídico da Semba Comunicação desmentiu hoje a informação divulgada no último fim-de-semana pelo semanário Folha 8, tendo considerado caluniosa a notícia da publicação.

De acordo com um documento distribuído hoje em Luanda, "o Jornal Folha 8 publicou, na sua edição de 25 de Agosto de 2012, uma suposta “notícia”, sensacionalista, com título de primeira página, afirmando “Zedú dos Santos recebe mais de 110 milhões de Dólares do Banco BPC. Vimos, por este meio, esclarecer que a “notícia” é falsa. Totalmente falsa".

Segundo a Semba Comunicação, "mais uma vez, o Folha 8 não hesita em recorrer à mentira e à calúnia para, de forma panfletária, servir apenas os objectivos políticos do seu Director, seguindo uma orientação condenável, sem a mínima conformidade com as regras do jornalismo e da ética, nem o respeito devido pelo bom nome dos visados, nem sequer o respeito pelos seus leitores, pelo direito que têm à verdade".

Acrescentou que se está perante a antítese do jornalismo e sublinhou que esta é uma prática imprópria de um jornalismo sério. "Uma prática política suja, onde vale tudo, que ofende os princípios básicos da democracia. O objectivo desta calúnia é claro: atingir gravemente a honra e o bom nome de José Eduardo Paulino dos Santos, filho do Presidente da República, José Eduardo dos Santos".

Destacou que, em democracia, o combate político se faz saudavelmente pelo confronto de ideias, não pela manipulação com recurso à mentira e à calúnia.

No corpo da suposta “notícia”, no interior do jornal, "o Folha 8 deixa cair a máscara, quando mostra que a sua “fonte” não tem credibilidade".

De acordo com o documento da Semba Comunicação, diz o jornal que a fonte é 80% credível. A credibilidade não se mede em percentagem. "Ou a fonte é credível ou não é. E falar de 80% é mostrar que, a haver alguma fonte, ela não merecia sequer a credibilidade do próprio jornal. Não importa aqui dissecar muito mais o que vem publicado ou o que pretende o seu autor".

Esclarece que o que realmente importa é a reposição da verdade, pelo que justifica que "todos os dados publicados pelo jornal são falsos. Não existe, nem nunca existiu, qualquer empréstimo ou dívida de José Eduardo Paulino dos Santos, ou qualquer empresa por si titulada, ao BPC".

Explica que o ofendido não tem qualquer conta pessoal no BPC, referindo que os números de conta enunciados pelo jornal não pertencem a qualquer empresa titulada por José Eduardo Paulino dos Santos.

"Não há, pois, a mínima conformidade entre o publicado e a verdade. Por isso mesmo, e porque se trata de uma ofensa grave, atingindo a honra, o bom nome e a dignidade do visado, foi já entregue junto das autoridades judiciais competentes, a respectiva queixa-crime contra o responsável pela publicação da notícia, o director do jornal Folha 8, William Tonet", conclui a nota.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 26/05/2014 15:36:18

    Turquia: Embaixador angolano solidariza-se com famílias das vítimas da mina de carvão

    Istambul - O embaixador de Angola na Turquia, José Guerreiro Alves Primo, solidarizou-se com as famílias das 301 vítimas do acidente da mina de carvão e com autoridades da cidade de Soma, província de Manisa, localidade onde ocorreu o sinistro, a 13 de Maio em curso, contribuindo para o fundo de apoio aos sinistrados.

  • 24/05/2014 20:00:56

    Angola: Vice-presidente da República já em Luanda

    Luanda - O vice-presidente da República, Manuel Vicente, regressou hoje em Luanda, vindo da cidade de Pretória, África do Sul, onde testemunhou a recondução de Jacob Zuma, como presidente deste país da região austral do continente africano.

  • 24/05/2014 19:08:31

    Angola guia-se num princípio da sua política externa para resolução de conflitos em África

    Luanda - O director da Direcção para a África e Médio-Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim de Espírito Santo, realçou em Luanda que Angola tem colaborado e transmitido a sua experiência na resolução de conflitos na África Central e na Região dos Grandes Lagos, guiando-se num dos princípios da sua política externa.

  • 24/05/2014 17:40:21

    Angola: Ministro da Defesa Nacional participa na 15ª reunião da CPLP em Portugal

    Luanda - Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional (Minden), chefiada pelo titular da pasta, João Lourenço participa de 26 a 27 deste mês na 15ª reunião de ministros da Defesa da Comunidade dos Paises de Lingua Oficial Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal.