Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Agosto de 2012 | 18h37 - Atualizado em 15 Agosto de 2012 | 18h41

Nova constituição criou um sistema de governo exclusivamente angolano

AN

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Deputado João Pinto

Foto: Angop

Luanda - O deputado do MPLA João Pinto considerou hoje, em Luanda, positiva a legislatura finda que, pela primeira vez, aprovou a primeira Constituição que criou o primeiro sistema de governo, exclusivamente angolano, associado ao pacote eleitoral.

O deputado, que falava no final da cerimónia de encerramento da IV Sessão Legislativa da II Legislatura da Assembleia Nacional, disse que a legislatura finda foi marcada com debates muito quentes, sobretudo do pacote eleitoral e dos diplomas sobre a segurança, e contribuiu ainda para clarificar o sistema de governo e reformar o Estado.

“O mandato foi muito produtivo e feliz, até porque aprovou a primeira Constituição que criou o primeiro sistema de governo, que não é imitação de nenhum país, é exclusivamente angolano”, notou.

Contudo, disse que não foi possível neste período institucionalizar as autarquias locais, mas o parlamento procurou garantir os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. “ basta olhar pelas manifestações, reivindicações e recursos aos tribunais(…)”.

Quanto ao próximo mandato, o político augura uma boa representatividade do seu partido no parlamento, para garantir a continuidade dos projectos, consolidar o desenvolvimento, melhor distribuição da renda nacional e combate à pobreza.

Terminou hoje o período de funcionamento da Assembleia Nacional da IV sessão Legislativa e da II Legislatura da Assembleia Nacional, iniciada a 15 de Outubro de 2008.

A legislatura finda contou com 220 deputados, sendo 191 do MPLA, 16 da UNITA, 08 do PRS, 03 da FNLA e 02 da Nova Democracia (Coligação eleitoral).

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 23/08/2013 01:09:00

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Audiência A situação política na Guiné Conacry e as relações de cooperação com Angola dominam a audiência que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, concedeu à ministra de Estado da Presidência daquele país da África Ocidental, Cherif Hadja Nantenin Konaté. ...

  • 22/08/2013 00:04:58

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Exéquias Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, prestou, em Luanda, homenagem ao deputado a Assembleia Nacional Alfredo Furtado de Azevedo Júnior, falecido na última sexta-feira, em Luanda, vítima de doença. Executivo O Conselho de Ministros aprovou, em Luanda, uma nova ...

  • 21/08/2013 00:32:15

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    OGE O Conselho Nacional de Concertação Social debruçou-se sobre o calendário e metodologia de elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2014 e sobre as actividades no âmbito da reforma tributária. Formação O plano da Estratégia Nacional de Formação de Quadros foi ...

  • 20/08/2013 21:05:12

    Primeira secretaria do MPLA enaltece empenho do PR

    Cândida Narciso que falava durante um acto de massa politico, no final da marcha em alusão ao 71º aniversário do presidente José Eduardo dos Santos, afirmou que o chefe do Executivo angolano dedicou a sua juventude em prol da nação, acrescentando que poucos são os adjectivos para o qualificar, ...