Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Abril de 2012 | 04h52 - Atualizado em 03 Abril de 2012 | 13h43

Deputada angolana destaca consolidação da democracia

União Inter-Parlamentar

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da Comissão das Relações Exteriores e Cooperação da AN, Ângela Bragança,

Kampala - A presidente da Comissão das Relações Exteriores e Cooperação da Assembleia Nacional, Ângela Bragança, assegurou segunda-feira, em Kampala (Uganda), que em Angola a democracia vem-se consolidando progressivamente, abrindo espaço no debate político nacional.

Discursando na plenária da 126 Assembleia da União Inter-Parlamentar (UIP), a deputada informou aos delegados que Angola vai realizar eleições gerais no decurso deste ano, o que consolida a regularidade democrática estabelecida em 2008 com a realização do último pleito eleitoral. 

O parlamento angolano - acrescentou - aprovou alterações à lei de funcionamento e do processo legislativo, na vertente da acção de controlo e fiscalização política de modo a torná-la mais regular e eficaz.

"Também neste âmbito, através de políticas públicas, a acção do executivo angolano tem em vista assegurar uma maior aproximação dos cidadãos, sendo a de maior destaque a estratégia de combate à fome e à pobreza", esclareceu.

Ângela Bragança acrescentou que estão também em curso outras políticas de incentivo viradas para o micro e pequeno empresário de modo a estimular a criação de riqueza e a geração de empregos, sem esquecer uma política habitacional.

A deputada angolana manifestou a sua convicção de que as resoluções desta assembleia forjam o pensamento comum em torno de uma melhor intervenção dos representantes dos cidadãos e que a União Inter-Parlamentar caminhe sempre na via da promoção da cooperação entre os parlamentos para o reforço da sua capacidade e da sua missão.

Alertou que o cidadão desempenha o principal papel em todo o processo democrático e, acima de tudo, é o elemento a partir do qual se devem criar as premissas para a governação.

Os trabalhos da 126 assembleia da UIP, que decorrem sob o lema "diminuir o fosso entre os parlamentos e os cidadãos", terminam quinta-feira com a aprovação de resoluções e recomendações.

Cerca de dois mil delegados de 150 países participam nos debates que envolvem temas como a saúde materno-infantil, mortalidade materna, direitos humanos, redução de riscos de desastres, igualdade no género, situação política, económica e social global.

A UIP, com sede em Genebra (Suíça), foi estabelecida em 1889 na perspectiva de promoção de diálogo e paz no mundo.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 29/08/2013 01:10:36

    Fundação Agostinho Neto promove campanha de recolha de documentação sobre o patrono

    Na nota, a instituição avança que a intenção é aumentar o acervo documental que retratam a vida e obra do fundador da nação e primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto. No âmbito do processo em causa, a fundação tem em agenda a realização de um espectáculo, em Catete, como o ...

  • 29/08/2013 00:10:11

    Síntese das principais noticia das últimas 24 horas

    Contributo O contributo do Presidente da República, José Eduardo dos Santos no processo de crescimento e de afirmação da nação angolana, as vezes a custa de sacrifícios pessoais, foi enaltecido numa mensagem por ocasião do 71º aniversário natalício do estadista ...

  • 28/08/2013 01:02:04

    Embaixada de Angola em Belgrado felicita Presidente da República

    “Aproveitamos a comemoração desta data para rendermos homenagem a clarividência que o Presidente da República vem demonstrando no reforço da unidade nacional e na reconstrução do país”, lê-se. Na mensagem, os funcionários daquela missão diplomática endereçam calorosas felicitações ao Chefe ...

  • 28/08/2013 00:05:10

    Síntese das principais noticia das últimas 24 horas

    Felicitação A comemoração do 71ª aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ocorre numa altura em que na condição de comandante em chefe das Forças Armadas Angolanas trabalha intensamente para que Angola continue a avançar em diferentes domínios, em direcção ao ...