Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Setembro de 2011 | 12h43 - Actualizado em 15 Setembro de 2011 | 20h14

Barack Obama valoriza eleições para 2012 em Angola

Democracia

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente Barack Obama (à esq.)com o novo embaixador de Angola nos EUA, Alberto do Carmo Bento Ribeiro

Foto: Angop

Washington - O Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, destacou, em Washington, a importância da realização das eleições gerais em 2012 em Angola, como base para um futuro brilhante e próspero do país.

O pronunciamento do líder americano foi efectuado em resposta à mensagem apresentada pelo novo embaixador angolano naquele país, Alberto do Carmo Bento Ribeiro, na recente cerimónia de sua acreditação, na qual reconheceu a importância da liderança de Angola em África e felicitou o Presidente José Eduardo dos Santos por ter assumido a presidência da SADC.

As eleições presidenciais e parlamentares que terão lugar em Angola no próximo ano serão um marco importante. Angola é abençoada pela abundância dos seus recursos naturais, contudo, o seu povo constitui a sua maior riqueza. Os Estados Unidos da América acredita que a democracia é a chave para o aproveitamento desta riqueza e para assegurar um futuro brilhante e próspero para todos os Angolanos - sublinhou Barack Obama.

Barack Obama disse estar esperançado que os Estados Unidos trabalhem com Angola na consolidação da sua democracia e a assistam a melhorar a vida das suas populações e atingir o seu pleno potencial como nação democrática, próspera e pacífica.

Recordou que durante a sua primeira visita à África, a secretária de Estado, Hillary Clinton, efectuou uma visita histórica a Angola, durante a qual os dois países assinaram  um Memorando de Entendimento que estabelece formalmente uma Parceria Estratégica baseada no diálogo, no princípio do respeito, igualdade e benefícios mútuos.

"Recebi com satisfação a informação de que a delegação americana do Departamento de Energia foi calorosamente recebida em Agosto em Luanda, e que tiveram reuniões positivas e substantivas bem como conversações com o seu Governo. Espero grandes sucessos enquanto continuamos a avançar no nosso diálogo" - referiu.

Anunciou que os Estados Unidos projectam o aumento das relações comerciais e de investimento com Angola, uma vez que empresas privadas americanas já estão a investir fortemente no país, que actualmente é o "nosso terceiro parceiro comercial na África Subsahariana". "Esperamos expandir as nossas relações económicas além do vosso robusto sector petrolífero" salientou.  

Dirigindo-se ao embaixador Alberto do Carmo Bento Ribeiro, referiu que a sua indicação para Washington acontece num momento crucial nas relações bilaterais. Durante a década passada, Angola não só recuperou-se da guerra civil, mas conseguiu desenvolver uma economia que actualmente se posiciona entre as maiores em África - sublinhou Barack Obama.

"É com grande prazer que aceito as suas Cartas Credenciais como embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola e reconheço ter recebido as cartas de demissão do seu antecessor, a embaixadora Josefina Pitra Diakite, que foi excepcional em representar o vosso país nos EUA.

"Espero trabalhar consigo na melhoria da nossa cooperação de interesse mútuo e reforçar os laços de amizade e parceria entre os nossos dois países" - afirmou Barack Obama.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 24/05/2014 00:00:29

    Angola: Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press (Angop E.P) incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos nacionais:

  • 23/05/2014 21:18:22

    Chefe de Estado angolano escreve ao homólogo tchadiano sobre situação na RCA

    Pretória (Dos enviados especiais) - Uma mensagem do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, para o seu homólogo tchadiano, Idriss Déby, foi entregue na noite desta sexta-feira, em Pretória, África do Sul.

  • 23/05/2014 14:44:13

    Vice-presidente da República com agenda diplomática em Pretória

    Luanda - O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, vai manter, na África do Sul, contactos diplomáticos com os governos do Congo Brazzaville, da República do Tchad e, eventualmente com o da República do Democrática do Congo (RDC), confirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

  • 23/05/2014 13:21:00

    Primeiro-ministro da RCA deixa Luanda

    Luanda - O primeiro-ministro da República Centro Africana (RCA), André Nzapayeké, regressou hoje, sexta-feira, ao seu país, no termo da visita oficial, de mais de 48 horas a Angola, no âmbito do relançamento das relações entre os dois Estados.