Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Junho de 2011 | 19h17 - Actualizado em 03 Junho de 2011 | 19h16

Director do SME visita hoje postos de fronteiras no norte de Cabinda

Constatação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cabinda - O director nacional do Serviço de Migração e Estrangeiros, João Maria de Freitas Neto, que se encontra em Cabinda desde quinta-feira, deslocou-se hoje para a zona norte da província onde vai constatar o funcionamento dos postos fronteiriços com a vizinha República do Congo Brazaville.

A fronteira de Massabi (Angola) com a Vila de NTiamba NZazi (RCB) tida como a mais propalada na movimentação de entrada de pessoas para Cabinda e vice-versa, bem como do tráfego de camionagem que transportam mercadorias a partir do porto de Ponta-Negra para Cabinda merecerá maior atenção por parte da equipa da direcção nacional do SME.

Ai para além da entrada de vários cidadãos para o território nacional também é exercido o mercado denominado Mercado de Massabi, que funciona do lado angolano onde grande parte dos congoleses e outras nacionalidades (Oeste Africanos) exercem as suas actividades comerciais.

João Freitas Neto deslocar-se-á ainda à zona sul de Cabinda onde vai de igual modo conhecer melhor o funcionamento dos postos de travessia de Yabi e a fronteira do Yema, ambas com a RDC que também servem de movimentação de entrada e saída de cidadãos de ambos lados.

O melhoramento das infra-estruturas visando garantir melhor  acomodação dos especialistas sobretudo nos postos fronteiriços, o combate à imigração ilegal e seus modus operandis são, de entre outros, aspectos que o director nacional do Serviço de Migração e Estrangeiros veio constatar em Cabinda, visando encontrar fórmulas para estancar esse mal na província.

A província de Cabinda sobretudo as cidades de Cabinda e Buco-Zau têm sido alvos constantes de imigração ilegal por parte de cidadãos estrangeiros idos sobretudo da RDC e Congo Brazaville, que através de auxilio à imigração ilegal e de trilhos (picadas) conseguem atingir os centros urbanos das cidades onde se fixam ilegalmente.

As permanências ilegais após expirados os prazos de estadia dentro do território nacional são outros factos que o SME em Cabinda tem combatido diariamente com micro-operações de fiscalização nas principais zonas suburbanas com maior densidade populacional.

Uma conferência de imprensa está agendada no final da visita hoje de 24 horas a Cabinda do director nacional do Serviço de Migração e Estrangeiros de Angola, João Freitas Neto.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 26/05/2014 15:36:18

    Turquia: Embaixador angolano solidariza-se com famílias das vítimas da mina de carvão

    Istambul - O embaixador de Angola na Turquia, José Guerreiro Alves Primo, solidarizou-se com as famílias das 301 vítimas do acidente da mina de carvão e com autoridades da cidade de Soma, província de Manisa, localidade onde ocorreu o sinistro, a 13 de Maio em curso, contribuindo para o fundo de apoio aos sinistrados.

  • 24/05/2014 20:00:56

    Angola: Vice-presidente da República já em Luanda

    Luanda - O vice-presidente da República, Manuel Vicente, regressou hoje em Luanda, vindo da cidade de Pretória, África do Sul, onde testemunhou a recondução de Jacob Zuma, como presidente deste país da região austral do continente africano.

  • 24/05/2014 19:08:31

    Angola guia-se num princípio da sua política externa para resolução de conflitos em África

    Luanda - O director da Direcção para a África e Médio-Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim de Espírito Santo, realçou em Luanda que Angola tem colaborado e transmitido a sua experiência na resolução de conflitos na África Central e na Região dos Grandes Lagos, guiando-se num dos princípios da sua política externa.

  • 24/05/2014 17:40:21

    Angola: Ministro da Defesa Nacional participa na 15ª reunião da CPLP em Portugal

    Luanda - Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional (Minden), chefiada pelo titular da pasta, João Lourenço participa de 26 a 27 deste mês na 15ª reunião de ministros da Defesa da Comunidade dos Paises de Lingua Oficial Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal.