Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Abril de 2011 | 17h44 - Atualizado em 19 Abril de 2011 | 18h28

Censo Geral da População será realizado em 2013

Angola

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço

 
 
Luanda - O Censo da População de Angola será realizado em 2013, no período entre 16 de Julho a 18 de Agosto, informou hoje, em Luanda, a ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço.


A governante deu a informação aos deputados da Assembleia Nacional quando apresentava a proposta de Lei de Autorização Legislativa sobre o Recenseamento Geral da População e Habitação.


Na ocasião, a titular da pasta do Planeamento explicou aos deputados que o recenseamento não visa apenas saber quantos somos, mas também quem somos, em termos de idade, sexo, educação, ocupação, actividade económica e outras características e onde e como vivemos no que se refere à qualidade das habitações, disponibilidade de água, esgoto, energia e equipamentos da vida moderna.

Disse ainda que as respostas a estas questões produzirão o perfil numérico completo do país, propiciando informações fidedignas e precisas que são a condição necessária para a tomada de decisões coerentes e sustentadas, a todos os níveis.

Por ser uma operação complexa que o país vai realizar, envolvendo recursos humanos e financeiros avultados, disse Ana Dias Lourenço, estarão envolvidas pelo menos 40 mil pessoas, entre agentes recenseadores, supervisores e de apoio administrativo.


Quanto ao orçamento destinado a esta operação, a governante disse que os valores constarão dos OGE de 2011, 2012 e 2013 e a sua gestão será da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), que fica autorizado a levantar os fundos do cofre do Estado, uma vez aprovado o cronograma do orçamento.


Questionada se seria possível antecipar a realização do Censo Populacional, tendo em vista as próximas eleições de 2012, a responsável disse que não, porque em regra a prática internacional para a realização de uma operação como esta prepara-se durante três anos, e tem-se pela frente somente dois anos.


Angola não realiza recenseamento Geral da População e Habitação desde 1970 (época colonial), mas as Nações Unidas recomendam que os países devem fazê-lo, pelo menos, de 10 em 10 anos.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 24/08/2013 12:15:29

    Cimeira tripartida dos Chefes de Estado constitui destaque político

    Foram signatários do documento os respectivos ministros das relações destes países na presença dos presidentes José Eduardo dos Santos (Angola), Jacob Zuma (África do Sul), e Joseph Kabila (República Democrática do Congo). O entendimento, ora rubricado define a cooperação entre as partes na ...

  • 24/08/2013 11:34:35

    Chefes de Estado reafirmam importância do acordo-quadro

    De acordo com o documento a que a Angop teve acesso, hoje sábado os três presidentes, reunidos sexta-feira, em Luanda, apelaram ao respeito dos engajamentos assumidos por uns e por outros e nesse sentido e condenaram as ameaças que as forças negativas continuam a fazer sobre as populações civis, ...

  • 24/08/2013 00:18:50

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Preocupação - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, considerou, em Luanda, na abertura da Cimeira Tripartida (Angola, África do Sul e República Democrática do Congo (RDC) preocupante a evolução da situação de instabilidade política e militar que continua a afectar as ...

  • 23/08/2013 01:09:00

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Audiência A situação política na Guiné Conacry e as relações de cooperação com Angola dominam a audiência que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, concedeu à ministra de Estado da Presidência daquele país da África Ocidental, Cherif Hadja Nantenin Konaté. ...