Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Abril de 2011 | 17h44 - Actualizado em 19 Abril de 2011 | 18h28

Censo Geral da População será realizado em 2013

Angola

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço

 
 
Luanda - O Censo da População de Angola será realizado em 2013, no período entre 16 de Julho a 18 de Agosto, informou hoje, em Luanda, a ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço.


A governante deu a informação aos deputados da Assembleia Nacional quando apresentava a proposta de Lei de Autorização Legislativa sobre o Recenseamento Geral da População e Habitação.


Na ocasião, a titular da pasta do Planeamento explicou aos deputados que o recenseamento não visa apenas saber quantos somos, mas também quem somos, em termos de idade, sexo, educação, ocupação, actividade económica e outras características e onde e como vivemos no que se refere à qualidade das habitações, disponibilidade de água, esgoto, energia e equipamentos da vida moderna.

Disse ainda que as respostas a estas questões produzirão o perfil numérico completo do país, propiciando informações fidedignas e precisas que são a condição necessária para a tomada de decisões coerentes e sustentadas, a todos os níveis.

Por ser uma operação complexa que o país vai realizar, envolvendo recursos humanos e financeiros avultados, disse Ana Dias Lourenço, estarão envolvidas pelo menos 40 mil pessoas, entre agentes recenseadores, supervisores e de apoio administrativo.


Quanto ao orçamento destinado a esta operação, a governante disse que os valores constarão dos OGE de 2011, 2012 e 2013 e a sua gestão será da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), que fica autorizado a levantar os fundos do cofre do Estado, uma vez aprovado o cronograma do orçamento.


Questionada se seria possível antecipar a realização do Censo Populacional, tendo em vista as próximas eleições de 2012, a responsável disse que não, porque em regra a prática internacional para a realização de uma operação como esta prepara-se durante três anos, e tem-se pela frente somente dois anos.


Angola não realiza recenseamento Geral da População e Habitação desde 1970 (época colonial), mas as Nações Unidas recomendam que os países devem fazê-lo, pelo menos, de 10 em 10 anos.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 24/05/2014 20:00:56

    Angola: Vice-presidente da República já em Luanda

    Luanda - O vice-presidente da República, Manuel Vicente, regressou hoje em Luanda, vindo da cidade de Pretória, África do Sul, onde testemunhou a recondução de Jacob Zuma, como presidente deste país da região austral do continente africano.

  • 24/05/2014 19:08:31

    Angola guia-se num princípio da sua política externa para resolução de conflitos em África

    Luanda - O director da Direcção para a África e Médio-Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim de Espírito Santo, realçou em Luanda que Angola tem colaborado e transmitido a sua experiência na resolução de conflitos na África Central e na Região dos Grandes Lagos, guiando-se num dos princípios da sua política externa.

  • 24/05/2014 17:40:21

    Angola: Ministro da Defesa Nacional participa na 15ª reunião da CPLP em Portugal

    Luanda - Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional (Minden), chefiada pelo titular da pasta, João Lourenço participa de 26 a 27 deste mês na 15ª reunião de ministros da Defesa da Comunidade dos Paises de Lingua Oficial Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal.

  • 24/05/2014 16:17:26

    África do Sul: Manuel Vicente parte para Luanda

    Pretória (Dos enviados especiais) - O vice-presidente da República, Manuel Vicente, deixou já Pretória, África da Sul, de regresso a Luanda, depois de assistir à cerimónia de tomada de posse do Presidente Jacob Zuma, realizada na manhã de hoje (sábado) .