Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Março de 2011 | 02h11 - Atualizado em 05 Março de 2011 | 02h11

Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

Angop

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - A Agência de Notícias Angola Press, Angop-E.P, incluiu no seu serviço noticioso das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos nacionais:

Decreto

O Chefe de Estado angolano,  José Eduardo dos Santos, aprovou e fez publicar o Decreto Presidencial que cria o Fundo Petrolífero para o desenvolvimento de projectos nos sectores da Energia e Águas e também o que estabelece o regime jurídico aplicável à Zona Económica Especial Luanda-Bengo.
 


Dívida pública

A dívida pública total do país, interna e externa, está avaliada em 26.108 milhões de dólares norte-americanos, dos quais  USD 15.074 milhões de dívida externa contratual, incluindo o sector empresarial público, afirmou o ministro das Finanças, Carlos Alberto Lopes.
 


Aprovação


O Bureau Político do MPLA aprovou uma declaração sobre o momento político actual, na qual exorta os angolanos a elevarem os níveis de vigilância, impedindo que indivíduos de má-fé possam perturbar o processo democrático e retardar os esforços em curso para a melhoria da qualidade de vida do povo angolano.


 


Louvor

A ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, louvou a iniciativa do governo da Huíla em reconverter para o ensino superior a estrutura inicialmente concebida para Centro Regional Infantil, pois vai permitir a absorção de muito mais efectivos estudantis.


 


MPLA

O MPLA pugna pela consolidação e garantia da paz e da segurança interna e externa de Angola, e por um Estado de justiça social, pelo que continuará a combater energicamente todas as tentativas ou acções que visem desencadear a guerra entre angolanos ou, de algum modo, atentar contra os mais elementares direitos dos cidadãos, as regras da democracia e da convivência pacífica.


 

Declaração

O bureau político do MPLA divulgou uma declaração, na qual faz uma resenha sucinta do percurso histórico de Angola, e denuncia os ataques sistemáticos de diferentes forças hostis, sob as mais variadas formas, com o objectivo de impedir o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos angolanos.


 


Investimento

Um novo moinho, orçado em 22 milhões de dólares norte-americanos, está a ser construído pela Nova Cimangola para produzir mais 600 mil toneladas de cimento/ano, informou o administrador-delegado da empresa, Mário Medina.


 


Explicações

O encarregado de negócios dos EUA, David C. Brooks, esteve no Ministério das Relações Exteriores de Angola para apresentar explicações sobre a carga militar não declarada que era transportada pelo navio Maersk Constellation e detido pelas autoridades angolanas no Porto do Lobito.


 


Pretensão

A fábrica de carnes "Valinho" pretende implementar no Wako Kungo, província do Kwanza Sul, vários projectos ligados à produção de cereais (criação de fábrica de rações), a suinicultura e a criação de um matadouro, informou o administrador da empresa, Nuno Espírito Santo.