Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Novembro de 2011 | 10h31 - Actualizado em 17 Novembro de 2011 | 10h31

Diplomacia angolana antes e pós independência debatida em palestra

Uíge

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uíge – A diplomacia em Angola, antes e pós independência, foi quarta-feira, nesta cidade, debatida em palestra promovida pelo Ministério das Relações Exteriores, no âmbito do programa das comemorações do dia 12 de Novembro dia do diplomata angolano.

Ao dissertar em palestra o tema, o director nacional dos recursos humanos do Ministério das Relações Exteriores, Edgar Martins, disse que este constitui um momento de reflexão e de estímulo para os diplomatas angolanos, bem como para as novas gerações, sobre o rumo e a estabilidade da diplomacia no país.

Referiu que a institucionalização do dia do diplomata angolano, visa reconhecer o percurso histórico e as acções da diplomacia angolana desde os primórdios da Independência Nacional.

“Desde os tempos remotos, a diplomacia angolana tem vindo a desenvolver acções de impacto e de destaque ao nível internacional, face a esse desiderato, o Ministério das Relações Exteriores, decidiu propor o dia 12 de Novembro como dia do diplomata angolano”, realçou.

Lembrou ainda que, a diplomacia angolana, assenta em diversas premissas, indissoluvelmente ligadas a conjuntura internacional da época, pelo que, a força institucional do Ministério da Relações Exteriores transcende assim em muitas funções comuns.

Reforçou que a história da diplomacia angolana se confunde com a própria consolidação da República de Angola, devido ao contributo impagável que outorgou para a afirmação internacional do país no estabelecimento da paz efectiva e da democracia.  

O responsável disse ainda que, foi depois da primeira e segunda guerras mundiais sobretudo em 1945 que se criou a sociedade das Nações antecessora da actual Organização das Nações Unidas, o que facilitou a existência de uma tribuna mundial para todos países colonizados.

“Com a evolução deste ambiente político e social ao nível internacional, permitiu no início dos anos 60 o amadurecimento das políticas e o consequente surgimento do pensamento pro-liberdade dos angolanos”, sublinhou.

Na altura, reflectiu o prelector, os nacionalistas que se encontravam no estrangeiro aproveitavam as revistas estrangeiras para vincular informações e as denúncias sobre as atrocidades e barbaridades praticadas pelo regime colonial português.

Participaram da palestra, membros do governo, magistrados públicos, docentes, estudantes universitários, directores provinciais e convidados.

Assuntos Província » Uíge  

Leia também
  • 24/05/2014 20:18:14

    Uíge: MPLA exorta membros no melhoramento do controlo estatístico do partido

    Uíge - O primeiro secretário provincial do MPLA no Uíge, Paulo Pombolo, exortou hoje, sábado, os membros dos comités de base no sentido de se engajarem no melhoramento das estatísticas do partido, para melhor controlo do número dos militantes existentes em cada estrutura de base.

  • 24/05/2014 10:30:18

    Uíge: Comandante da Região Norte quer formação contínua nas FAA

    Uíge - O comandante da Região Militar Norte, tenente-general David Manuel Cavanda, afirmou hoje, sábado, na província do Uíge, que as Forças Armadas Angolanas (FAA) têm uma "evolução significativa", mas julga necessário um projecto de formação contínua da tropa.

  • 17/05/2014 18:53:35

    Uíge: JMPLA quer revitalizar estruturas de base na província

    Uíge - O coordenador do grupo de acompanhamento do secretariado nacional da JMPLA à província do Uíge, Nuno dos Anjos Carnaval, exortou hoje, sábado, os militantes da organização juvenil do MPLA a continuarem a levar a cabo acções tendentes a revitalização e rejuvenescimento das estruturas de base.

  • 17/05/2014 18:39:02

    Uíge: JMPLA capacita quadros no âmbito do seu VII Congresso

    Uíge - Oitenta membros, entre primeiros secretários municipais e demais quadros da JMPLA, participaram hoje (sábado), no Uíge, num seminário de capacitação sobre o processo orgânico do VII congresso ordinário da organização, a decorrer no mês de Outubro deste ano.