Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Julho de 2010 | 19h10 - Actualizado em 02 Julho de 2010 | 19h18

Situação económica de Cuba é estável - Leopoldo Cintra

Análise

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba Leopoldo de Cintra Frias

Foto: Angop

Luanda – A situação económica de Cuba é estável apesar da continuação do bloqueio imposto pelo Governo dos Estados Unidos de América que já dura 50 anos, afirmou hoje, sexta-feira, o membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, Leopoldo de Cintra Frias.

O político cubano fez este pronunciamento hoje, sexta-feira, à imprensa, em Luanda tendo realçado que apesar de sensíveis aberturas da administração Obama, em relação ao bloqueio, ainda se sente muitas dificuldades.

Leopoldo de Cintra Frias deslocou-se a Angola como enviado do Governo de Cuba para transmitir as condolências do Chefe de Estado, Raul Castro, e de Fidel Castro, pelo falecimento do deputado Paulo Teixeira Jorge ocorrido sábado da semana passada.

Segundo o também general do Exército das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, o seu país neste momento trabalha no aperfeiçoamento das estruturas do Governo, assim como do Estado.

“Nós continuamos a resistir ao bloqueio económico imposto pelos Estados Unidos de América há cerca de 50 anos, e neste contexto temos que tomar medidas de austeridade que permitam a estabilidade de Cuba”, explicou.

Realçou que o Governo liderado por Raúl Castro é a continuação do conduzido por Fidel Castro, uma vez que a linha ideológica e os princípios defendidos por ambos os estadistas são os mesmos.

De acordo com o general Leopoldo de Cintra Frias, apesar das dificuldades económicas que Cuba enfrenta tem registado avanços nos campos da saúde, educação, fornecimento de energia eléctrica, entre outros que contribuem para o bem-estar das populações.

A República de Cuba é um país insular americano localizado no norte do Mar do Caribe (ou Caraíbas). Os territórios mais próximos são as Bahamas a nordeste, o Haiti a sudeste, os Estados Unidos da América ao norte, a colónia britânica das Ilhas Caymans ao sul, a Jamaica também ao sul, e o território norte americano de Navassa ainda ao sul. A sua capital é Havana.

Cuba é uma república socialista, organizada segundo o modelo marxista-leninista da qual Fidel Castro foi o primeiro- secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba e o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República), e que governou desde 1959 como chefe de governo e a partir de 1976 também como chefe de estado e comandante em chefe das forças armadas.

Fidel afastou-se do poder em 1 de Agosto de 2006, pela primeira vez desde o triunfo da Revolução, por problemas de saúde. Seu irmão, Raúl Castro, assumiu interinamente as funções de Fidel (secretário-geral do Partido Comunista Cubano, comandante supremo das Forças Armadas e presidente do Conselho de Estado).

Exerceu estas funções até 19 de Fevereiro de 2008, quando Fidel Castro renunciou oficialmente. Raúl Castro foi eleito novo presidente de Cuba no dia 24 de Fevereiro de 2008.