Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

30 Março de 2010 | 21h17 - Atualizado em 31 Março de 2010 | 10h24

Ministro da Defesa enaltece desempenho da mulher angolana

Cerimónia

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Defesa, Candido Van-Dúnen, homenageia mulheres militares

Foto: Angop

Luanda - O ministro da Defesa, Cândido Pereira Van-Dúnem, enalteceu nesta terça-feira, em Luanda, o desempenho da mulher angolana, desde a luta de libertação nacional, na qual participou activamente.

O ministro que falava na cerimónia de homenagem às mulheres militares e funcionárias deste ministério e das Forças Armadas Angolanas (FAA), no âmbito da jornada "Março mulher 2010", disse que elas (mulheres) conquistaram por mérito próprio o direito de ser protagonistas da vida política e social do país.

"A constituição de Angola confere à todas os cidadãos a igualdade perante a lei e o gozo dos mesmos direitos e deveres sem distinção de sexo, garantindo igualmente direitos no seio da família", ressaltou. 

Segundo o titular da pasta da defesa, nesta conformidade, foram lançados os pressupostos para que a mulher deixasse de ser uma mera espectadora da vida social e política do país, para se transformar numa protagonista activa, capaz de realizar actualmente com competência e profissionalismo as tarefas antes reservadas a homens.

Acrescentou que "com a entrada em funcionamento do novo executivo, as mulheres passaram a ter maior participação na governação no país".

Ao exemplificar os cargos dirigidos pelas mulheres angolanas em Angola, citou os dos ministérios da Justiça, Comunicação Social, da Energia e Águas, do Ensino Superior e Ciência e Tecnologia, da Cultura, Família e Promoção da Mulher, assim como da Secretária de Estado para a Cooperação, Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Nesta perspectiva, ressaltou, "o aumento significativo de mulheres nos órgãos centrais e locais do aparelho do estado, tem permitido a sua participação na tomada de decisões pertinentes a nível político, social, económico e cultural.

"Perante esta realidade, pensamos que as mulheres angolanas têm as condições políticas criadas para que possam participar activa e decisivamente no processo de desenvolvimento económico e social da República de Angola", concluiu o ministro.

Testemunharam a cerimónia, o chefe adjunto do Estado Maior General das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, o Inspector Geral das Forças Armadas, general Rafael Sapilinha "Sambalanga", oficiais generais e superiores dos distintos ramos do exército nacional e convidados.

Março é particularmente importante para a mulher angolana, onde se destacam duas datas, 02 e 08 do referido mês, dias da Mulher Angolana e Internacional da Mulher, cuja celebração anualmente traduz a sua luta pela emancipação, no combate a injustiça social e outros males que entravam o seu desenvolvimento.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 27/08/2013 03:31:08

    Ministro assegura compromisso do Executivo com a juventude

    O governante fez estas declarações no distrito urbano da Samba, na capital do país, durante um encontro provincial de auscultação com a juventude que juntou cerca de 800 jovens em ambos os sexos dos sete municípios da circunscrição. "No actual contexto de reconstrução nacional e da ...

  • 27/08/2013 00:24:33

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Efeméride O ministro do Interior, Ângelo de Barros Veiga Tavares, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF) na defesa e salvaguarda da estabilidade das fronteiras nacionais. Alfabetização O Executivo angolano continua empenhado na luta para a erradicação do ...

  • 26/08/2013 01:01:54

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Crescimento Chefe de estado-maior general das Forças Armadas Angolanas (FAA), general de Exército Geraldo Sachipengo Nunda, disse que o crescimento gradual que o ensino militar em Angola tem vindo a conhecer, por meio de acções formativas nas diversas áreas de especialidades castrenses, ...

  • 24/08/2013 12:15:29

    Cimeira tripartida dos Chefes de Estado constitui destaque político

    Foram signatários do documento os respectivos ministros das relações destes países na presença dos presidentes José Eduardo dos Santos (Angola), Jacob Zuma (África do Sul), e Joseph Kabila (República Democrática do Congo). O entendimento, ora rubricado define a cooperação entre as partes na ...