Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

30 Março de 2010 | 21h17 - Actualizado em 31 Março de 2010 | 10h24

Ministro da Defesa enaltece desempenho da mulher angolana

Cerimónia

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Defesa, Candido Van-Dúnen, homenageia mulheres militares

Foto: Angop

Luanda - O ministro da Defesa, Cândido Pereira Van-Dúnem, enalteceu nesta terça-feira, em Luanda, o desempenho da mulher angolana, desde a luta de libertação nacional, na qual participou activamente.

O ministro que falava na cerimónia de homenagem às mulheres militares e funcionárias deste ministério e das Forças Armadas Angolanas (FAA), no âmbito da jornada "Março mulher 2010", disse que elas (mulheres) conquistaram por mérito próprio o direito de ser protagonistas da vida política e social do país.

"A constituição de Angola confere à todas os cidadãos a igualdade perante a lei e o gozo dos mesmos direitos e deveres sem distinção de sexo, garantindo igualmente direitos no seio da família", ressaltou. 

Segundo o titular da pasta da defesa, nesta conformidade, foram lançados os pressupostos para que a mulher deixasse de ser uma mera espectadora da vida social e política do país, para se transformar numa protagonista activa, capaz de realizar actualmente com competência e profissionalismo as tarefas antes reservadas a homens.

Acrescentou que "com a entrada em funcionamento do novo executivo, as mulheres passaram a ter maior participação na governação no país".

Ao exemplificar os cargos dirigidos pelas mulheres angolanas em Angola, citou os dos ministérios da Justiça, Comunicação Social, da Energia e Águas, do Ensino Superior e Ciência e Tecnologia, da Cultura, Família e Promoção da Mulher, assim como da Secretária de Estado para a Cooperação, Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Nesta perspectiva, ressaltou, "o aumento significativo de mulheres nos órgãos centrais e locais do aparelho do estado, tem permitido a sua participação na tomada de decisões pertinentes a nível político, social, económico e cultural.

"Perante esta realidade, pensamos que as mulheres angolanas têm as condições políticas criadas para que possam participar activa e decisivamente no processo de desenvolvimento económico e social da República de Angola", concluiu o ministro.

Testemunharam a cerimónia, o chefe adjunto do Estado Maior General das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, o Inspector Geral das Forças Armadas, general Rafael Sapilinha "Sambalanga", oficiais generais e superiores dos distintos ramos do exército nacional e convidados.

Março é particularmente importante para a mulher angolana, onde se destacam duas datas, 02 e 08 do referido mês, dias da Mulher Angolana e Internacional da Mulher, cuja celebração anualmente traduz a sua luta pela emancipação, no combate a injustiça social e outros males que entravam o seu desenvolvimento.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 26/05/2014 15:36:18

    Turquia: Embaixador angolano solidariza-se com famílias das vítimas da mina de carvão

    Istambul - O embaixador de Angola na Turquia, José Guerreiro Alves Primo, solidarizou-se com as famílias das 301 vítimas do acidente da mina de carvão e com autoridades da cidade de Soma, província de Manisa, localidade onde ocorreu o sinistro, a 13 de Maio em curso, contribuindo para o fundo de apoio aos sinistrados.

  • 24/05/2014 20:00:56

    Angola: Vice-presidente da República já em Luanda

    Luanda - O vice-presidente da República, Manuel Vicente, regressou hoje em Luanda, vindo da cidade de Pretória, África do Sul, onde testemunhou a recondução de Jacob Zuma, como presidente deste país da região austral do continente africano.

  • 24/05/2014 19:08:31

    Angola guia-se num princípio da sua política externa para resolução de conflitos em África

    Luanda - O director da Direcção para a África e Médio-Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim de Espírito Santo, realçou em Luanda que Angola tem colaborado e transmitido a sua experiência na resolução de conflitos na África Central e na Região dos Grandes Lagos, guiando-se num dos princípios da sua política externa.

  • 24/05/2014 17:40:21

    Angola: Ministro da Defesa Nacional participa na 15ª reunião da CPLP em Portugal

    Luanda - Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional (Minden), chefiada pelo titular da pasta, João Lourenço participa de 26 a 27 deste mês na 15ª reunião de ministros da Defesa da Comunidade dos Paises de Lingua Oficial Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal.