Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

30 Setembro de 2009 | 13h41 - Atualizado em 30 Setembro de 2009 | 14h02

Efectivos dos Serviços Prisionais capacitados em segurança e controlo penal

Formação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Efectivos dos Serviços Prisionais em parada

Foto: Angop

Luanda - Cento e oitenta e dois quadros dos Serviços Prisonais concluíram, esta quarta-feira, em Luanda, cursos de especalistas de segurança penal, reeducação, controlo penal e básico de técnica penitenciária, em acto presidido pelo director nacional adjunto do órgão, António Gaspar Fernandes.


Os cursos, decorridos na Escola Nacional de Técnica Penitenciária, em Luanda, duraram cinco meses, e foram ministrados por especialistas cubanos do ramo, no âmbito dos acordos de assistência técnica e formação de quadros rubricados entre os ministérios do Interior de Angola e da República de Cuba. 


A formação contemplou efectivos de ambos os sexos provenientes dos diversos estabelecimentos prisionais do país, com maior representatividade para as províncias de Luanda e Benguela.


Os particpantes lidaram com 10 disciplinas, com destaque para a psicologia e segurança prisional, técnica penitenciária, direitos humanos e educação moral e cívica.


O director nacional adjunto dos Serviços Prisionais, Gaspar Fernandes, disse que os conhecimentos adquiridos servirão para dotar com maior responsablidade os especialistas deste órgão do Ministério do Interior, ao qual compete a execução das penas e medidas privativas de liberdade decretadas pelos tribunais aos cidadãos que se desviaram das normas de boa convivência.


Segundo o responsável, na actual conjuntura do país, em que se assiste ao crescimento económico nas diversas áreas, os Serviços Prisionais não se poderiam dissociar deste pressuposto nas especialidades do órgão, contribuindo para a boa execução das penas privativas de liberdade, reeducação e regeneração dos reclusos.


Destacou igualmente os esforços dos prelectores cubanos na disseminação do saber prisional durante a formação.  


Entretanto, o representante da missão cubana em Angola, coronel Inâcio Cavalero Garcia, manifestou o interesse do seu país continuar a contribuir para o desenvolvimento do sector prisional angolano.


A par desta formação, frisou, ao total a missão cubana graduou já 160 especialistas, sendo 32 formadores, 31 quadros de reeducação penal, 35 de segurança e ordem interna e 63 em controlo penal.


O acto, presenciado por altos funcionários do Ministério do Interior, foi marcado com a entrega simbólica de certificados e desfile das tropas em parada.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 26/08/2013 01:01:54

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Crescimento Chefe de estado-maior general das Forças Armadas Angolanas (FAA), general de Exército Geraldo Sachipengo Nunda, disse que o crescimento gradual que o ensino militar em Angola tem vindo a conhecer, por meio de acções formativas nas diversas áreas de especialidades castrenses, ...

  • 24/08/2013 12:15:29

    Cimeira tripartida dos Chefes de Estado constitui destaque político

    Foram signatários do documento os respectivos ministros das relações destes países na presença dos presidentes José Eduardo dos Santos (Angola), Jacob Zuma (África do Sul), e Joseph Kabila (República Democrática do Congo). O entendimento, ora rubricado define a cooperação entre as partes na ...

  • 24/08/2013 11:34:35

    Chefes de Estado reafirmam importância do acordo-quadro

    De acordo com o documento a que a Angop teve acesso, hoje sábado os três presidentes, reunidos sexta-feira, em Luanda, apelaram ao respeito dos engajamentos assumidos por uns e por outros e nesse sentido e condenaram as ameaças que as forças negativas continuam a fazer sobre as populações civis, ...

  • 24/08/2013 00:18:50

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Preocupação - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, considerou, em Luanda, na abertura da Cimeira Tripartida (Angola, África do Sul e República Democrática do Congo (RDC) preocupante a evolução da situação de instabilidade política e militar que continua a afectar as ...