Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

30 Setembro de 2009 | 11h55 - Atualizado em 30 Setembro de 2009 | 15h53

Certidão de baptismo considerada válida para aquisição do novo BI

Cidadania

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial de uma igreja católica

Foto: Angop

Luanda - A certidão de baptismo da igreja católica (original ou cópia), para os cidadãos que nasceram até o dia 1 de Junho de 1963, será aceite na altura do registo para a aquisição do novo Bilhete de Identidade (BI).


Essa informação foi dada pela ministra da Justiça, Guilhermina Prata, quando falava em entrevista a Televisão Pública de Angola (TPA).


Fez saber que, os cidadãos sem registo civil até aos 13 anos poderão o fazer na altura da emissão do BI, desde que acompanhados por um adulto.


No caso dos cidadãos que tiverem mais de 13 anos e na situação de nunca ter sido registado é considerado registo tardio.


Nesses casos, explicou, lhes é informado qual a conservatória onde deverá deslocar-se e que documentos solicitar.


"Terá de apresentar um requerimento a conservatória da sua área de residência, explicando a situação em que se encontra e solicitar um atestado junto da administração do seu bairro", referiu.
 

Logo depois, disse, lhe será entregue um comprovativo que deverá apresentar no posto de emissão de BI da área, que será criada para registo de cidadãos.


Para o caso de cidadãos que tenham extraviado o documento, informou, como no caso da cédula, em princípio o indivíduo deverá ter em mente a data aproximada do seu registo para se fazer uma busca.
 

Já os casos dos registos destruídos pela guerra, aludiu, caso o cidadão ainda tenha algum documento poderá fazer-se a reconstituição ou um novo registo.


Por isso, apelou aos cidadãos, abrangidos nas situações referenciadas, a não criarem falsas expectativas de que vão adquirir o BI na hora, porque este está dependente do registo.


Garantiu que será dado um tratamento célere a estes casos, mas nas conservatórias de registo civil.


Depois de ter o documento (original ou a cópia), explicou, o cidadão deverá dirigir-se ao posto, unidade fixa ou móvel, para aquisição do BI.
 

A sua chegada, mencionou, são retirados os dados, devendo o cidadão em seguida  assinar o seu nome de forma digital e é-lhe tirada uma fotografia. O novo BI será emitido instantes depois.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 01/09/2013 01:05:59

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Conquista A vitória de Angola diante da sua congénere egípcia em Abidjan, e a consequente reconquista da taça africana em basquetebol, foi efusivamente festejada pelos angolanos. Felicitação O presidente da República, José Eduardo dos Santos felicitou a selecção nacional de Angola de ...

  • 31/08/2013 12:04:06

    Festividades dos 71 anos do Chefe de Estado dominam noticiário político

    Inúmeras foram a manifestações de solidariedade, homenagem e de reconhecimento ao desempenho do Presidente da República na consolidação do Estado Democrático, no desenvolvimento do país e melhoria das condições de vida dos angolanos. O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias ...

  • 31/08/2013 07:07:33

    Estados Unidos condenam utilização de armas químicas pelo governo da Síria

    De acordo com um comunicado de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, enviado hoje à Angop, salienta que a utilização pelo governo Sírio de armas químicas sob centenas de civis é uma violação ao fundamento do Direito Internacional. No mesmo documento, diz-se que o governo dos ...

  • 31/08/2013 00:06:38

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Inauguração A Academia de Futebol de Angola (AFA) foi inaugurada no distrito urbano da Samba, em Luanda, numa cerimónia presidida pelo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos. Construção O deputado da Assembleia Nacional da bancada da Unita, Manuel Saviemba, enalteceu, no Luena, a ...