Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Setembro de 2009 | 19h42 - Actualizado em 17 Setembro de 2009 | 19h41

Destacado contributo de Neto no desenvolvimento da literatura

Kwanza Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


 
Ndalatando - O director provincial da Cultura no Kwanza Norte, David João Buba, caracterizou hoje, em Ndalatando, o primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, como um homem de cultura, face o seu contributo no desenvolvimento da literatura angolana.

No seu pronunciamento, durante uma palestra sobre a vida e obra de Agostinho Neto dirigida aos estudantes do Instituto Médio de Saúde de Ndalatando, no quadro da comemorações do Dia do Herói Nacional, David Buba, revelou que o empenho do primeiro presidente de Angola no desenvolvimento da literatura foi concretizado com a sua eleição de primeiro dirigente da União Nacional dos
Escritores Angolanos.

O responsável realçou a denominação de "Herói Nacional" como um título atribuído a Agostinho Neto ainda em vida, fruto do seu contributo na luta pela independência do país.

David Buba fez igualmente uma resenha do percurso histórico de Agostinho Neto desde o seu nascimento, a 17 de Setembro de 1922, na localidade de Icolo e Bengo afecta ao município de Catete, província do Bengo, seu papel na luta clandestina para abolição do colonialismo e das várias prisões arbitrárias a que foi submetido face à sua oposição contra a ocupação colonial.

No final, os estudantes solicitaram ao Governo, a adopção de iniciativas culturais que visam uma maior divulgação da vida e obra de Agostinho Neto em outras épocas do ano para uma maior divulgação da biografia e feitos do primeiro presidente de Angola às novas
gerações.

Os estudantes manifestaram ainda a criação, na província, de um acervo bibliográfico onde jovens possam encontrar com maior abrangência várias fontes históricas que lhes garantam um conhecimento aprofundado sobre o percurso histórico, literário e político de Agostinho Neto.

Ainda no quadro do 17 de Setembro foram realizadas palestras sobre a vida e obra de Agostinho Neto no Instituto Médio Agrário
de Ndalatando, na Unidade Penitenciária Províncial, Comando da Unidade Militar-218, além de outras actividades desportivo-recreativas.

Leia também
  • 30/01/2015 14:10:24

    Cuanza Norte: Comuna de Canhoca acolhe acto provincial do "4 de Fevereiro"

    Ndalatando - A Comuna de Canhoca, município do Cazengo, irá acolher o acto provincial do Cuanza Norte alusivo ao 53º aniversário do início da luta armada e de libertação nacional em Angola, a assinalar-se quarta-feira, que será marcado com a inauguração de diversas infra-estruturas sociais e económicas.

  • 30/01/2015 12:34:45

    Cuanza Norte: MPLA solidariza-se com comunidade de Luinha

    Ndalatando - Cerca de 200 habitantes da localidade do Luinha, comuna de Canhoca, município do Cazengo, província do Cuanza Norte, beneficiaram hoje (sexta-feira), de um donativo composto por bens diversos, num gesto do comité local do MPLA.

  • 29/01/2015 05:25:54

    Cuanza Norte: Jovens afluem em massa aos postos de recenseamento militar

    Ndalatando - Jovens nascidos de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 1997 estão a afluir aos postos de recenseamento militar no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, visando o seu cadastramento para o cumprimento obrigatório do serviço militar.

  • 26/01/2015 05:25:14

    Cuanza Norte: Dirigente partidário aponta alternativa ao petróleo na economia

    Golungo Alto - O primeiro secretário do MPLA no Golungo Alto, Cuanza Norte, Cirilo Matias Mateus, indicou, sábado, o fomento da agricultura e a promoção do empreendedorismo como alternativa para a inversão do quadro económico do país, criado pela baixa do preço do petróleo no mercado internacional.