Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Novembro de 2009 | 10h13 - Actualizado em 13 Novembro de 2009 | 11h48

Instituto de Estudos Judiciários forma oficiais de justiça em Saurimo

Capacitação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda – O Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ) vai realizar de 16 a 27 do corrente, em Saurimo, província da Lunda Sul, a última fase do curso de formação para oficiais de justiça (funcionários dos tribunais e da Procuradoria-Geral da República), anunciou o director do centro de formação, Norberto Capeça.

Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o responsável disse que nesse curso irão participar funcionários das províncias de Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.

Ainda no dia 16 do mês em curso, disse, começa em Luanda um curso de instrução processual penal que vai tratar de questões ligadas a instrução do processo até a decisão do mesmo.

O referido curso, informou, que terá a duração de 15 dias, vai abranger todos os magistrados dos processos crimes do país, e será leccionado por um formador que é procurador da república e formador do centro de estudos judiciários de Lisboa.  

Na mesma senda, fez saber, no dia 23 do mês corrente, o INEJ dará início, em Luanda, a um curso de formação de formadores, com o propósito de capacitar os alunos em termos pedagógicos, que terá a duração de três semanas.

“Esse curso será uma mais valia, porque os magistrados, que são formadores do INEJ, na sua maioria não têm a vertente pedagógica. Assim sendo têm de fazer o curso para que possam leccionar e avaliar melhor os formandos”, frisou.

Segundo Norberto Capeça, o curso de formação pedagógica é a última fase, pois já tiverem duas no Centro de Formação judiciaria de Moçambique, outra em Luanda, em Março e essa que é dirigida a todos os formadores que não participaram em nenhuma das etapas acima referidas. 

  

Informou que para o efeito virá ao país o formador Pedro Lóio, docente e investigador do Instituto Nacional de Administração de Portugal, no âmbito do acordo entre o INEJ e o referido centro de formação, constante do projecto PIR Palop.

Leia também
  • 25/05/2014 07:27:55

    Lunda Sul: Exortados dirigentes da JMPLA a disseminarem as matérias

    Saurimo - O coordenador do Grupo de acompanhamento do Secretariado do comité nacional da JMPLA à província daLunda Sul, Fernando Daniel Marcelino da Silva, exortou sexta-feira, em Saurimo, os quadros e dirigentes da sua organização a disseminarem com responsabilidade as matérias sobre o VII congresso.

  • 25/05/2014 07:24:14

    Lunda Sul: JMPLA capacita quadros e dirigentes

    Saurimo - O secretariado provincial da JMPLA da Lunda Sul, realizou sábado, em Saurimo, um seminário de capacitação de quadros e dirigentes sobre o processo orgânico do VII congresso ordinário da organização.

  • 07/05/2014 10:35:51

    Deputado pede em Saurimo colaboração da população durante Censo

    Saurimo - O deputado à Assembleia Nacional pelo circulo provincial da Lunda - Sul, Mário António Quexijina Luandanda, pediu terça-feira, em Saurimo, a colaboração de toda a população para com os agentes censitários durante o processo de Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), a decorrer de 16 a 31 de Maio.

  • 02/05/2014 16:08:44

    Embaixadora de Cuba em visita a província

    Saurimo - A Embaixadora da República de Cuba, Gisela Beatriz Garcia Ribeiro, encontra-se na cidade de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, onde efectua uma visita de 24 horas para verificar as condições de trabalho dos professores e médicos cubanos.