Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

22 Março de 2012 | 16h43 - Actualizado em 22 Março de 2012 | 16h43

Falta de espaço condiciona desenvolvimento de artes cénicas

Cabinda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cabinda – A falta de espaço para os grupos teatrais exibirem as suas peças condiciona o desenvolvimento das artes cénicas em Cabinda, afirmou hoje, quinta-feira, nesta cidade, o presidente da associação provincial de teatro, Afonso Miguel Matondo.

Em declarações à Angop a propósito do 27 de Março, Dia Internacional do Teatro, Afonso Matondo disse estarem a efectuar diligencias no sentido de se conseguir pelo menos um espaço apropriado, na cidade de Cabinda, para a prática de teatro.

De momento, avançou, os grupos teatrais servem-se do auditório da Centro Cultural Chiloango para se exibirem, mas urge a necessidade de se encontrar espaços apropriados.

A Associação Provincial de teatro de Cabinda controla 14 grupos entre amadores e profissionais. Aproveitou a ocasião para apelar os empresários locais no sentido de apoiarem a associação, que, na sua opinião, tem contribuído significativamente para o resgate de valores morais e cívicos da sociedade.

O programa das comemorações do Dia Internacional de Teatro comporta actividades culturais e recreativas, com destaque para a deslocação de membros da associação aos municípios do interior, para se inteirarem sobre a realidade dos grupos teatrais locais.

Consta ainda do programa exibição de peças teatrais nas comunidades e limpeza da praia de Mangui seco, bem como visitas aos órgãos de comunicação social.

O Dia Internacional de Teatro foi instituído pelo Instituto Internacional de Teatro (IIT), a 27 de Março de 1961, visando a valorização das artes cénicas na defesa da cultura de cada povo e/ou tribo.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também