Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

21 Janeiro de 2012 | 11h52 - Actualizado em 21 Janeiro de 2012 | 17h19

Músico Socorro apresenta CD "Nzimbu"

Música

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Músico angolano Socorro

Foto: Angop

 Luanda – O músico angolano Kalayandi José Kabeya “Socorro” apresentou hoje, no Parque da Independência, em Luanda, o seu terceiro CD, intitulado “Nzimbu”, expressão kikongo que em português significa dinheiro.

O álbum tem 10 músicas, cantadas em kikongo, nos géneros, kilapanga, sungura, semba e mistura de ritmos congoleses.

Gravado em 2011, na capital do país, e finalizado na Alemanha, país onde foram editadas as primeiras 10 mil cópias, a serem vendidas em vários pontos de Luanda.

O disco tem mensagens sobre valorização e preservação da vida, saúde e outras que criticam o alcoolismo, promiscuidade e infidelidade.

Segundo o cantor, o título deve-se ao facto de “muitas pessoas fazerem do dinheiro uma coisa que acima dos valores morais, cívicos e até culturais, em detrimento das boas relações”, realçou o músico.

Disse ter contactado promotores culturais para realizar espectáculos de promoção do CD nas províncias de Luanda, Uíge e Lunda Norte, sem ter adiantado a data e os locais dessas actuações.

Socorro tem no mercado os discos “Meu Dever” (2007) e “Kuvata Dieto” (2009).

O primeiro levou-o ao Top dos Mais Queridos, promovido pela Rádio Nacional de Angola, em 2008, e as distinções de Grupo Folclórico do Ano e Revelação Masculina, no concurso Top Rádio Luanda, em 2009.

Neste mesmo ano, o artista representou a província do Uíge e foi quarto classificado do Festival de Música Popular Variante, que decorreu na Huíla.

Socorro assina igualmente este seu terceiro trabalho no Uíge, na Praça Grande, no Clube do Negage e em Mbanza Congo, capital da província do Zaire.

Natural da província do Uíge, Socorro iniciou a cantar música gospel nos anos 80, com instrumentos como a marimba e viola de madeira.