Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

27 Setembro de 2011 | 19h08 - Actualizado em 27 Setembro de 2011 | 19h32

Empresário sugere maior apoio à música nacional

Cultura

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Empresário Lourenço Duarte (à direita)

Foto: Angop

Luanda – O empresário angolano Lourenço Duarte sugeriu hoje, em Luanda, maior apoio da classe empresarial e de outros agentes sociais aos músicos nacionais, com vista a desenvolver cada vez mais este ramo artístico.

O administrador do grupo Ducard falava numa cerimónia que visou receber um disco de ouro, oferecido por Dj Kadu, como resultado da venda de mais de 100 mil cópias do CD “Zig-zig”, comercializados em Angola, Portugal, Espanha, Holanda, Reino Unido, Brasil e outros países.

Em declarações à Angop, o empresário disse ser fundamental apoiar a classe artística, em particular a música, que actualmente está a atravessar um período de crescimento, seja em qualidade, seja em quantidade e em número de empresários.

Realçou que ajudar o desenvolvimento da cultura nacional é dever de todos, sejam empresários ou de outros sectores sociais.

“Os cantores nacionais estão a fazer um grande esforço para desenvolvimento da música nacional, sendo que actualmente as suas obras estão a ser apreciadas e reconhecidas internacionalmente. Por isso, é um dever de todos apoiar a melhoria das condições da classe artística”, expressou.

Sobre a oferta do disco de ouro, considerou o gesto como um acto de reconhecimento pelo seu apoio na carreira do artista Dj Kadu.

“É uma honra receber tão importante troféu, que representa para mim um acto de reconhecimento pelo contributo dado, dentro das modestas possibilidades, para o desenvolvimento da cultura angolana, no caso da música nacional”, precisou.

Por seu turno, Dj Kadu, que conquistou o disco de ouro em Portugal, em 2010, disse que a oferta é o reconhecimento do apoio e acompanhamento da sua carreira, por parte do empresário.

“Vim hoje manifestar a minha gratidão por uma pessoa que muito tem ajudado no sucesso da minha carreira musical no país e no estrangeiro”, explicou.

Irineu Alberto da Cunha, natural de Luanda, a residir há mais de dez anos em Portugal, lançou em Dezembro de 2008 o álbum "Zig-Zig, com dez faixas musicais, nos estilos kizomba e semba.

Dj Kadu já tocou em várias discotecas de referência africana na capital lusa, como O Mussulo e Nells. Foi vencedor do prémio Coca-Cola (2007), no Algarve (Portugal), obteve o primeiro lugar no concurso RTÁfrica (Lisboa), em 2007, e em 2006/2007 arrebatou o troféu de melhor disco jockey africano na Europa.