Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

23 Março de 2011 | 22h31 - Actualizado em 23 Março de 2011 | 23h08

Escritor Ondjaki lança duas obras literárias

Literatura

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - Os livros “O Leão e o coelho saltitão”, (literatura infantil) e “Dentro de mim faz Sul” e “Acto sanguíneo” (poesia), reunidos num só, foram lançados nesta quarta-feira, em Luanda, pelo escritor angolano Ondjaki.

De acordo com o autor, as obras foram lançadas a propósito dos seus dez anos de carreira literária. " Nos meus dez anos de carreira, resolvi inventar esta pequena celebração”, frisou Ondjaki, pseudónimo literário de Ndalu de Almeida.

Esclareceu que a obra retrata contos tradicionais da zona leste de Angola (Moxico), e adaptou-a para crianças, mantendo-se fiel ao texto original, onde são narrados os fenómenos naturais que têm acontecido ultimamente no mundo.

O escritor referiu a propósito que entre os dois livros, seguem longas linhas de uma sincera confissão. Mas, enfatizou "depois vi que isso seria uma redundância humana".

As obras foram editadas pela produtora Nzila, sobre a chancela do grupo LEA e estão a ser vendidos a 850 e 1600 kwanzas, respectivamente.

Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. Prosador, às vezes poeta, co-realizou um comentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá Cresçam Pitangas – Histórias de Luanda). É membro da União dos Escritores Angolanos.

Recebeu uma Menção Honrosa no Prémio António Jacinto (Angola), com Actu Sanguíneu (poesia) e os prémios literários Sagrada Esperança, António Paulouro (2004), Grande Prémio de Conto “Camilo Castelo Branco”, Prémio Grinzane for African young write (2008), e o prémio FNLIJ (Brasil 2010), com AvóDezanove e o Segredo do Soviético (romance).

Estiveram presentes no acto do lançamento, escritores, amigos, familiares e outros convidados.