Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Agosto de 2004 | 13h24

Bela Chicola conclui gravação do seu primeiro disco

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A cantora angolana, Bela Chicola, que acaba de gravar seu primeiro disco

Foto: Foto Angop

Luanda, 11/08 - A gravação do primeiro trabalho discográfico da cantora angolana Bela Chicola, que decorria no estúdio da Empresa Nacional do Disco e Publicação (Endipu), em Luanda, está já concluído, informou hoje à Angop o produtor da artista, Alcas Fernandes.

Assente numa base rítmica em que se destaca o semba, ritmos tradicionais, afrobeat, zouk, sungura, rebita, balada e rumba, o primeiro trabalho discográfico da cantora intitulado "Pilima Yangue", quena língua portuguesa significa minha prima, traz a público 10 temas.

Segundo o produtor, a diversificação (quer rítmica quer linguística) constante do primeiro disco da artista visa agradar os apreciadores da música angolana.

Numa primeira fase, a equipa de produção tirou 2000 cópias, apenas para o mercado nacional.

A masterização do disco aconteceu no estúdio Arte eSons (Portugal) e a captação sonora esteve a cargo de Alcas Fernandes e Henrique Pimentel.

Alcas Fernandes informou igualmente que a apresentação pública do Pilima Yangue acontecer somente no dia cinco de Setembro próximo, defronte a portaria da Rádio Nacional de Angola (RNA), onde ser vendidoao preço de 10 dólares ou o equivalente em Kwanzas.

Natural da província do Bié, a artista de 31 anos expressa fundamentalmente os seus sentimentos em português e umbundo.

Alcas Fernandes, Jeff Brown, Dalu e Sabino Henda são algunsartistas que deram o seu contributo no primeiro disco de BelaChicola, produzido em nove meses.

Bela Chicola foi a vencedora do Primeiro Festival Provincial de Vozes Femininas realizado em 2003 no Bié. No mesmo ano posicionou-se na terceira posição no Festival Nacional, ocorrido em Julho no cine Karl Marx, em Luanda.