Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Internacional

16 Novembro de 2001 | 10h56

-

Lisboa

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lisboa, 16/11 - O chefe de estado argentino, Fernando deLa Rua, reencontrou-se hoje com o ex-presidente português MárioSoares, um amigo de longa data, que admira e considera ser "umsímbolo da democracia".

Segundo a agencia "Lusa", de La rua visitou quinta-feira asInstalações da fundação Mário Soares, situada em frente ao parlamento.

O ex-presidente recordou as várias ocasiões em que estiveramjuntos, nomeadamente numa reunião da internacional socialista em que de La Rua já tinha sido eleito presidente da argentina, masainda não tinha tomado posse, e este aproveitou para dizer queacompanhou "A trajectória de Soares na luta pela democracia".

O chefe de estado argentino iniciou quinta-feira a sua visita a portugalcom um encontro com o seu homologo Jorge Sampaio no palácio deBelém, onde falou dos programas de recuperação económica em curso no seu país, para tentar superar uma crise que se arrasta há cerca de três anos, e manifestou interesse em fomentar as relações comerciais com Portugal.

A situação económica da argentina, a próxima cimeiraibero-americana e as relações bilaterais foram outros assuntosabordados no encontro de hora e meia entre Jorge Sampaio eFernando de La Rua.

O presidente argentino dirigiu-se em seguida a câmara municipalde Lisboa, onde recebeu das mãos do seu presidente, João Soares,as chaves da cidade e recordou a sua experiência como "Alcalde"de Buenos Aires, sublinhando que se trata de um cargo onde existemaior proximidade com as pessoas.

Por seu turno, o presidente da câmara da cidade salientouque de La rua foi o primeiro governante de Buenos Aires eleito por votação directa pelos seus concidadãos.

O chefe de estado argentino seguiu para o palácio de SãoBento, para um encontro com o presidente da assembleia da república, Almeida Santos, e com os lideres dos grupos parlamentares.

Fernando de La Rua, que é o primeiro chefe de estado do seupaís em visita oficial a Portugal, terminará hoje o dia com otradicional banquete oferecido pelo presidente da repúblicaaos seus convidados no palácio da ajuda.