Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

24 Maio de 2013 | 15h21 - Actualizado em 24 Maio de 2013 | 16h09

UKB e NCR Angola assinam acordo de cooperação em Benguela

Tecnologias de informação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela – Um acordo de cooperação que visa aproveitar as potencialidades e promover sinergias para contribuir na partilha de conhecimentos entre a Universidade Katyavala Buila e a NCR Angola, empresa ligada às tecnologias de informação, foi assinado, hoje, sexta-feira, em Benguela, entre  as duas instituições.


O administrador da NCR Angola, Mário José Ferreira, que falava no termo da cerimónia da assinatura do protocolo com a UKB, disse que a empresa vai priorizar as dificuldades que os jovens recém-licenciados têm na sua inserção no mercado de trabalho.


“Não é fácil a inserção dos jovens no mercado de emprego, pois a realidade académica é diferente da profissional”, reconheceu o responsável, augurando que a assinatura deste protocolo crie uma aproximação entre as duas realidades.
 

Por seu turno, o reitor da universidade Katyavala Bwila, Albano Ferreira, frisou que o protocolo com a NCR vai melhorar as condições de desenvolvimento tecnológico da instituição, relativamente aos desafios que se impõem, sobretudo na parte da informática e das comunicações.
 
 


Albano Ferreira realçou também que a vantagem deste projecto é colocar os estudantes em contacto com a prática profissional a partir da estruturação de estágios que se adequam ao currículo profissional, sobretudo aos estudantes do Instituto Superior Politécnico, que detêm o curso de informática para desenvolver todas as temáticas da área da computação.
 

No protocolo, de acordo com o reitor da segunda região académica do país, prevê-se estágios extracurriculares, aspecto que vai pôr em marcha o contacto com a prática profissional e possibilitar, em parceria com a NCR, desenvolver um laboratório para diagnósticos, manutenção e reparação de computadores e meios informáticos de desenvolvimento de hardware e de software.
 

“Está aqui uma oportunidade plena para que os estudantes possam inovar e melhorar produtos e depois em interacção com as outras unidades orgânicas contribuir para que o nosso campo virtual, a nossa rede de gestão possa ser a mais eficiente possível”, ressaltou.
 

Acrescentou que o protocolo dá a possibilidade de partilha de produtos e de desenvolver alguns programas.
 

Afirmou que a Faculdade de Economia tem alguns aplicativos que simulam planos de investimentos, estudo de viabilidade que podem ser melhorados e aperfeiçoados em interacção com o Instituto Superior Politécnico.
 

O protocolo prevê ainda a instituição do prémio NCR, pesquisa com estudantes da UKB para atribuir a projectos e investigação desenvolvidos em cooperação, além do projecto computador para todos que visa adoptar toda comunidade académica de um computador adquirido com recurso ao crédito bancário, atribuído aos docentes e estudantes por via a do micro-crédito.
 

A assinatura do protocolo de cooperação, entre a UKB e a NCR Angola, que tem a duração de três anos renováveis, contou com a presença de quadros seniores da NCR, decanos das diversas unidades orgânicas e responsáveis da reitoria.
 

A NCR Angola é uma empresa com mais de 40 anos na experiência das tecnologias de informação.

Leia também
  • 22/05/2014 16:03:15

    Benguela: Sector da Educação capacita quadros sobre administração pública

    Benguela- Cento e 60 quadros da Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia de Benguela estão a ser capacitados sobre administração pública e recursos humanos, visando a melhoria da prestação de serviços aos utentes, informou hoje, a coordenadora de formação, Beatriz Januário.

  • 09/05/2014 20:01:12

    Benguela: Professora titular da USP dá mérito a Rede de Meditecas de Angola

    Benguela - A professora titular da Universidade de São Paulo (Brasil) Sueli Mara Ferreira deu mérito hoje (sexta-feira), em Benguela, ao Programa de Rede de Mediatecas de Angola, desenvolvido pelo Executivo angolano, como forma de possibilitar o aumento de conhecimento de todos cidadãos.

  • 07/05/2014 11:15:01

    Abertas em Benguela II jornadas científicas da Universidade Jean Piaget

    Benguela - As II jornadas científicas da Universidade Jean Piaget sob o lema "O desenvolvimento, qualidade e ética" iniciaram hoje (quarta-feira), em Benguela, no âmbito das comemorações do décimo aniversário de existência do pólo na província, a assinalar-se no dia 10 do corrente mês.

  • 25/04/2014 17:20:29

    Benguela: Professores das classes de monodocência recebem formação

    Benguela - Mil professores que leccionam a 5ª e 6ª classes em regime de monodocência nas escolas primárias da província de Benguela estão a ser capacitados em matérias ligadas à expressão motora e aos jogos recreativos , numa iniciativa do sector da Educação.