Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Agosto de 2012 | 19h56 - Atualizado em 06 Agosto de 2012 | 19h56

Reservas de fosfato em Lucunga avaliadas em mais de 100 milhões de toneladas

Zaire

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

M'banza Kongo - A bacia de Lucunga, situada na província do Zaire possui reservas de fosfato avaliadas em cerca de 130 milhões de toneladas, informou hoje, nesta localidade, o director de projectos da empresa Vale Fértil, Ehud Levy.

Ao fazer a apresentação do projecto às autoridades governamentais da província, Ehud Levy disse que a primeira fase inicia em 2013, e compreende as acções de mineração bruta, construção de fábricas de beneficiação e granulação e a instalação de armazéns.

Nesta fase serão investidos pelo menos 82 milhões de dólares americanos e vai criar de 250 postos de trabalho.

A segunda fase, disse, que entra em funcionamento em 2014, está avaliada em USD 950 milhões, e compreende a construção de um porto mineiro, um complexo de fertilizantes, uma central eléctrica e a instalação de armazéns. Esta fase prevê criar 700 novos postos de trabalho.

O director da Vale Fértil, associada ao grupo LR do reino de Israel, disse que o arranque efectivo de todas as etapas do projecto está marcado para o ano de 2017.

“A julgar pelas enormes reservas de fosfato encontradas na bacia de Lucunga, o projecto de mineração e processamento durará cerca de 30 anos e vai representar  um passo gigantesco no desenvolvimento económico de Angola” sublinhou Ehud Levy.

O fosfato é um produto utilizado fundamentalmente na produção de fertilizantes e responde a aproximadamente 25% do uso mundial.

É um mineral importante no fabrico de pasta de dentes, detergentes, bebidas não alcoólicas, suplementos vitamínicos e rações de animais.

O projecto de prospecção deste produto na bacia de Lucunga teve início em 2009.

Assuntos Província » Zaire  

Leia também
  • 16/08/2013 10:12:49

    Petrolíferas devem comprometer-se com responsabilidade social

    Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 M'banza Kongo - As empresas petrolíferas que desenvolvem actividades no país devem ...

  • 09/08/2013 17:23:42

    Empresários nacionais pretendem apostar no sector madeireiro

    M'banza Kongo - Algumas empresas nacionais manifestaram o interesse em investir no sector de exploração e transformação de madeira, na província do Zaire, disse hoje, em Mbanza Kongo, o director provincial da Agricultura em exercício, João Domingos. Segundo o responsável, que falava à Angop, a ...

  • 09/08/2013 11:14:19

    Plataformas logísticas serão criadas na província do Zaire

    Mbanza Kongo – A Província do Zaire poderá contar, a partir do presente ano, com plataformas logísticas (armazéns de concentração de produtos) para a conservação de produtos de origem do campo, quer sejam de produção vegetal como animal. De acordo com o Director local em exercício da Agricultura ...

  • 08/08/2013 19:40:25

    Preparados mais de quatro mil hectares para presente campanha agrícola

    Mbanza Kongo- Quatro mil e setecentos hectares de terra arável foram preparados na província do Zaire para a campanha agrícola 2013/2014, cuja primeira época arranca este mês e vai se estender até Fevereiro do próximo ano. A informação foi prestada hoje à Angop, em Mbanza Kongo, pelo director ...