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16 Abril de 2012 | 18h59 - Atualizado em 16 Abril de 2012 | 18h59

Reforma educativa constitui mudança no sistema de educação

Kwanza Sul

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Sumbe  – A vice-governadora para área política e social da província do Kwanza Sul, Fernanda Cabral, afirmou hoje, no Sumbe, que a reforma educativa constitui uma mudança importante que se verifica no sistema de educação, na perspectiva da melhoria da sua qualidade.

Ao intervir na cerimónia de abertura do plano de formação contínua e permanente dos professores e gestores educativos para o ano curso, promovido pela Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, referiu que a formação de professores vista na vertente de formação contínua é uma componente importantíssima da reforma educativa, que se enquadra perfeitamente na estratégia de desenvolvimento dos recursos humanos do sector da educação.

Acrescentou que com o processo em Angola, a educação tem conhecido um crescimento aceitável da sua rede escolar, do número professores e de alunos, principalmente no acesso e permanência de mais meninas no sistema de educação.

Segundo a governante, o plano mestre de formação de professores tem um papel estratégico nacional, cuja configuração e forma de implementação define uma política global de formação de profissionais da educação, que possam contribuir para que o sistema educativo angolano acompanhe a transformação acelerada do Mundo, a partir do desenvolvimento de competências básicas.

Salientou que o plano mestre representa uma etapa no desenvolvimento da formação inicial, continua e a distancia de professores em Angola, sendo por isso importante rever regularmente a sua implementação e introduzir as alterações necessárias em conformidade com as necessidades e circunstancias em mudança. 

A formação continua de formadores visa promover a actualização, o aperfeiçoamento e a aquisição de novas competências pedagógicas transferíveis para a sua pratica.

Sob lema "uma aposta firme na educação", o plano de formação tem por objectivo capacitar os formadores municipais para o nivelamento académico e pedagógico dos professores e melhorar o desempenho dos chefes de repartição municipais.

Participaram na cerimónia de abertura professores, directores de escolas, chefes de secções municipais e membros do governo.

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