Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

09 Novembro de 2010 | 12h11 - Actualizado em 09 Novembro de 2010 | 12h11

Acesso ao ensino superior é um dos ganhos da independência nacional

Huíla

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lubango - O governador da Huíla, Isaac dos Anjos, considerou hoje, terça-feira, no Lubango, o acesso livre para os angolanos ao sistema de ensino superior como um dos maiores méritos da independência nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

Falando em conferência de imprensa, para apresentar o programa de inaugurações em alusão a efeméride, o governador lembrou que o acesso a universidade era selectivo, mas a independência mudou completamente este cenário de exclusão.

"Actualmente entra para universidade quem é inteligente, por isso consideramos este aspecto como um grande mérito e uma grande conquista da independência nacional", justificou.

Isaac dos Anjos apelou, por outro lado, para a necessidade de se tratar da paz como um bem precioso, para qual é preciso trabalhar por ela todos os dias. "A pátria aos seus filhos não mendiga, exige", realçou o governador.

"A guerra colonial ajudou-nos a formar o conceito de nação, que tem de ser trabalhado, pois as nações que não passaram esta fase têm muito mais dificuldades de consolidarem a componente nacional", ressaltou o governador da Huíla.

Assuntos Província » Huíla  

Leia também
  • 23/05/2014 16:34:45

    Huíla: Constituído núcleo do Movimento Juvenil Universitário na Huíla

    Lubango - Um núcleo do Movimento Nacional de Estudantes de Jovens Universitários de Angola (MNJUA) das universidades públicas e privadas da província da Huíla foi hoje, sexta-feira, constituído na cidade do Lubango, no âmbito do parlamento académico.

  • 23/05/2014 16:26:51

    Huíla: Jovens universitários reiteram compromisso de promoção de cidadania

    Lubango - O Movimento Nacional de Jovens Estudantes Universitários de Angola (MNJUA) reafirmou hoje, sexta-feira, no Lubango, província da Huíla, o compromisso de continuar a promover uma cidadania pacífica, ordeira, dinâmica, interventiva e produtiva no seio da comunidade académica.

  • 22/05/2014 15:59:06

    Huíla: Sector de Poiares ganha duas escolas de seis salas de aulas este ano

    Lubango - Duas escolas de seis salas de aulas, cada uma, estão a ser edificadas desde janeiro no sector do Poiares, arredores da sede capital da província da Huíla, numa acção da administração municipal do Lubango, em benefício de mil e 250 crianças.

  • 15/05/2014 17:59:08

    Huíla: INABE disponibiliza 546 bolsas internas

    Lubango - Quinhentos e quarenta e seis bolsas de estudo internas estão disponíveis para estudantes do Ensino Superior a nível da província da Huíla, no presente ano lectivo, informou na quarta-feira, o responsável do Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INABE) na Huíla, Serafim Afonso.