Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

09 Novembro de 2010 | 12h11 - Actualizado em 09 Novembro de 2010 | 12h11

Acesso ao ensino superior é um dos ganhos da independência nacional

Huíla

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lubango - O governador da Huíla, Isaac dos Anjos, considerou hoje, terça-feira, no Lubango, o acesso livre para os angolanos ao sistema de ensino superior como um dos maiores méritos da independência nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

Falando em conferência de imprensa, para apresentar o programa de inaugurações em alusão a efeméride, o governador lembrou que o acesso a universidade era selectivo, mas a independência mudou completamente este cenário de exclusão.

"Actualmente entra para universidade quem é inteligente, por isso consideramos este aspecto como um grande mérito e uma grande conquista da independência nacional", justificou.

Isaac dos Anjos apelou, por outro lado, para a necessidade de se tratar da paz como um bem precioso, para qual é preciso trabalhar por ela todos os dias. "A pátria aos seus filhos não mendiga, exige", realçou o governador.

"A guerra colonial ajudou-nos a formar o conceito de nação, que tem de ser trabalhado, pois as nações que não passaram esta fase têm muito mais dificuldades de consolidarem a componente nacional", ressaltou o governador da Huíla.

Assuntos Província » Huíla  

Leia também
  • 29/01/2015 10:09:48

    Huíla: Educação aperta cerco a professores incumpridores na Matala

    Matala- A Direcção Municipal da Educação da Matala, na província da Huíla, vai punir severamente os professores faltosos e incumpridores, como forma de desencorajar tais práticas muito frequentes em docentes não residentes, alertou hoje, quinta-feira, o responsável municipal do sector, Augusto João.

  • 29/01/2015 10:06:05

    Huíla: Destacada aposta na educação para crescimento do País

    Matala- O administrador municipal-adjunto da Matala, Castilho Marcolino, destacou hoje, quinta-feira, a aposta na educação como factor para o crescimento do país.

  • 29/01/2015 09:55:57

    Huíla: Merenda escolar chega a 12 mil crianças no Lubango

    Lubango- Doze mil crianças que vão frequentar aulas do ensino primário em 20 escolas do município do Lubango, província da Huíla, vão beneficiar este ano lectivo de Merenda Escolar, mais três mil estudantes que em 2014.

  • 28/01/2015 15:48:23

    Huíla: Comuna do Mulondo necessita de 40 professores

    Matala - A comuna do Mulondo, no município da Matala, província da Huíla, necessita de 40 novos professores para reforçar o quadro docente da região, que conta apenas com 18 professores para atenderem mais de cinco mil alunos.