Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

09 Novembro de 2010 | 12h11 - Atualizado em 09 Novembro de 2010 | 12h11

Acesso ao ensino superior é um dos ganhos da independência nacional

Huíla

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lubango - O governador da Huíla, Isaac dos Anjos, considerou hoje, terça-feira, no Lubango, o acesso livre para os angolanos ao sistema de ensino superior como um dos maiores méritos da independência nacional, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

Falando em conferência de imprensa, para apresentar o programa de inaugurações em alusão a efeméride, o governador lembrou que o acesso a universidade era selectivo, mas a independência mudou completamente este cenário de exclusão.

"Actualmente entra para universidade quem é inteligente, por isso consideramos este aspecto como um grande mérito e uma grande conquista da independência nacional", justificou.

Isaac dos Anjos apelou, por outro lado, para a necessidade de se tratar da paz como um bem precioso, para qual é preciso trabalhar por ela todos os dias. "A pátria aos seus filhos não mendiga, exige", realçou o governador.

"A guerra colonial ajudou-nos a formar o conceito de nação, que tem de ser trabalhado, pois as nações que não passaram esta fase têm muito mais dificuldades de consolidarem a componente nacional", ressaltou o governador da Huíla.

Assuntos Província » Huíla  

Leia também