Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

22 Fevereiro de 2010 | 21h03 - Atualizado em 23 Fevereiro de 2010 | 09h09

Escola Superior com 240 vagas para cursos de Educação e Saúde

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A Escola Superior Politécnica do Moxico tem 240 vagas para os primeiros estudantes

Foto: Angop

Luena -  A Escola Superior Politécnica da província do Moxico tem 240 vagas para os primeiros alunos a frequentarem cursos de ciências de educação e saúde, neste ano lectivo, informou segunda-feira, o director adjunto para área académica, Aguinaldo Cahilo.


Em declarações à Angop, Aguinaldo Cahilo adiantou que, nesta primeira fase, serão ministrados cursos de ensino de matemática, física, química, geografia (educação), enfermagem e laboratório clínico, para a área de saúde.


As ciências de educação têm 30 vagas cada, enquanto que, os cursos de saúde têm 60 lugares cada.


As inscrições para se candidatar a um dos cursos iniciam quarta-feira e as aulas arrancam infalivelmente entre Março ou Abril, sendo que se espera um maior fluxo de interessados, a julgar pelo número elevado de aspirantes para o ensino superior.


Aguinaldo Cahilo disse que a selecção destes cursos tem como base as instituições do ensino médio existentes na província, nomeadamente, a Escola de Formação de Professores, o Instituto Médio de Saúde e o Centro Pré-Universitário, que ao longo dos anos  formaram milhares de técnicos.
 

Garantiu que gradualmente serão inseridos outros cursos, segundo o acordo assinado entre o Governo da província  e a Secretaria de Estado do Ensino Superior.


Quanto ao corpo docente, o director adjunto para a área académica adiantou que maioritariamente será preenchido com professores cubanos. Alguns destes docentes já se encontram em Luanda, esperando a sua vinda para o Luena.


A Escola Superior Politécnica do Moxico é uma unidade orgânica afecta à Universidade "José Eduardo dos Santos", com sede no Huambo e jurisdição nas províncias do Bié e Moxico.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 28/08/2013 09:01:43

    População penal aconselhada a empenhar-se nas aulas de alfabetização

    Falando numa palestra subordinado ao tema “alfabetização é contribuir para a promoção e formação de valores éticos morais e cívica”, o responsável disse que o país, devido a sua extensão e o ritmo de desenvolvimento, necessita de mais pessoas capazes para atenderem os diversos sectores ...

  • 24/08/2013 09:42:41

    Recomenda motivação na apropriação de conhecimentos

    A reunião aconselhou igualmente a utilização do plano de aula como instrumento orientador na transmissão de conhecimentos, de formas a melhorar o processo de ensino e aprendizagem, para que os métodos de ensino correspondam aos objectivos. O melhoramento de mecanismos de comunicação e ...

  • 23/08/2013 16:17:02

    Alunos do bairro 17 de Setembro ganham nova escola

    Inaugurada pela governadora provincial de Cabinda, Aldina Matilde Barros da Lomba, o empreendimento escolar, com 14 salas de aulas, comporta três laboratórios para as disciplinas de Química, Física e Biologia, além de biblioteca e uma cantina. No final da inauguração, a governadora de ...

  • 23/08/2013 15:42:32

    Inauguração de escolas e residências marca programa do aniversário do PR

    As infra-estruturas foram erguidas no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza. A escola devidamente apetrechada, tem quatro salas de aulas, gabinetes do diretor e subdiretor, enquanto a instituição sanitária, para além do equipamento técnico, conta com duas camas, sala de espera e um ...