Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

06 Outubro de 2009 | 20h09 - Actualizado em 06 Outubro de 2009 | 20h08

Universidade Lusíada promove quarto Fórum de Arquitectura

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - A Universidade Lusíada de Angola realiza desde hoje, em Luanda, o seu quarto Fórum de Arquitectura, como o objectivo de
dar maior oportunidade aos estudantes do ramo inscritos naquela instituição.

Durante o evento, os participantes estão a analisar vários temas ligados à construção de uma sociedade ancorada, desenvolvimento rural, questões antropológicas associadas à habitação e elemento artístico como forma de identificação cultural e casa, como elemento de base da cultura do homem.


 
O fórum, com duração de três dias, debruça-se ainda sobre a arquitectura vernacular em Angola, a sua condição actual, a continuidade e preservação do património habitacional vernacular.


 
No âmbito do encontro, decorreu igualmente uma tertúlia com o tema Ensino Nacional e Estrangeiro - Vantagens e Desvantagens, assim como foi feita uma “prova pública” sobre analise e um diagnostico do município do Kilamba Kiaxi.

Falando à Angop, a coordenadora do curso de Arquitectura da Universidade Lusíada, Ângela Mingas, afirmou que aquele departamento está engajado numa série de projectos, para fomentar o engrandecimento do homem.

Esse projectos prendem-se com a promoção social, disse, reforçando que os edifícios têm um carácter económico, daí o importante ser a  preservação do património que tem significado histórico para a cidade.

A Faculdade de Arquitectura tem um projecto de pesquisa iniciado há mais de cinco anos, que estuda o centro histórico de Luanda, cuja data de apresentação ao público ainda se desconhece.

O departamento de arquitectura realizara um ciclo de palestras, com o objectivo de divulgar temas de interesses prioritário para despertar a consciência social, através da apresentação de ideias, projectos, metodologias de intervenções a nível da arquitectura, do urbanismo e ambiente.

Durante três dias, académicos, profissionais de arquitectura, entre nacionais e estrangeiros, vão interagir com os estudantes de Arquitectura, Urbanismo, Geografia, Antropologia, Sociologia e Ambiente.