Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

21 Novembro de 2006 | 18h42

Apresentado Guia de Conversação Umbundu Português

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda, 21/11 - O guia de Conversação Umbundu Português, do escritorangolano Alberto Graves Chacusanga foi apresentado hoje, na Faculdade de Letrase Ciências Sócias (FLCS), da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.

A obra de 159 páginas está dividido em cinco capítulos "Significado da linguagemna cultura dos Ovimbundos", "Os provérbios: Filosofia dos Ovimbundo","Estudo dos pronomes", "Estudo de advérbios" e "Estudo das conjunções".

No seu primeiro capitulo o livro faz uma reflexão da cultura Umbundu e uma analise sintogmática.

Por sua vez o apresentador da obra, Ndonga Mfuwa Manuel disse que o "Guia" representamais uma contribuição ao conhecimento da realidade liguística e cultural de Angola, pela escassez dos trabalhos sobre as línguas nacionais depois da independência do país.

De acordo com Ndonga Manuel vice-Decano para os Assuntos Científicos daFLCS, o manual traduz a perspicácia do autor ainda no início da formação.

"O livro constitui uma proposta metodológica para todos aqueles que estejam interessados em aprender a falar a língua nacional Umbundu", acrescentou o apresentador.

O guia de Conversação Umbundu Português, que está a ser comercializado ao preço de dois mil kwanzas numa primeira fase conta com uma tiragem de milexemplares.

Alberto Graves Chacusanga, nasceu na província do Huambo aos 16 de Agostode 1978, fez os seus estudos primários na escola número 26, actualmente é professorda língua Umbundu na Faculdade de Letras e Ciências Sociais e estudante docurso de licenciatura em Línguas literárias Africanas da mesma faculdade.

O escritor tem obras publicadas como "Família a morte e o onjango na culturatradicional dos Ovimbundu, " Provérbios: Filosofia dos Ovimbundu" primeira edição do autor, Luanda 2005.