Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Abril de 2009 | 14h52 - Atualizado em 08 Abril de 2009 | 19h39

Salários até AKZ 17 mil estão isentos de impostos

Seminário

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foto: ANGOP


Luanda – O chefe de secção da Direcção Nacional de Impostos, José Baltazar, esclareceu hoje, quarta-feira, que os funcionários com salário até AKZ 17 mil estão isentos do pagamento do Imposto de Rendimento de Trabalho (IRT).

José Baltazar, que dissertava no seminário sobre “A tributação do rendimento em Angola”, explicou que o Estado estabeleceu o valor mínimo de AKZ 17 mil, pelo facto de o valor anterior (oito mil e 500) ter se revelado insuficiente para fazer face ao actual custo de vida.

O técnico da Direcção Nacional de Impostos sublinhou que a "retenção na fonte" do IRT, nos salários acima de AKZ 17 mil, deve ser feito pela pessoa ou empresa que está obrigada, por lei, a fazer o pagamento do imposto ao Estado.

José Baltazar indicou, por outro lado, que os subsídios diários, como o de férias, de transporte, de alimentação e ajudas de custo, estão livres do pagamento de IRT até ao limite estabelecido por lei.

O IRT é pago ao Estado pelas pessoas singulares e incide sobre 15 porcento do salário.

Em relação ao imposto industrial, o técnico da Direcção Nacional de Impostos referiu que o mesmo recai sobre os lucros das empresas que exercem actividade ou tenham domicilio/sede em Angola.

Este tipo de imposto é tributável, entre outras, às empresas estatais, sociedades anónimas em comandita por acções, instituições de crédito, contribuintes que exerçam actividade por conta própria.

A acção formativa, em que participam técnicos de empresas públicas e privadas, termina hoje com a abordagem dos temas a “Reavaliação do activo imobilizado corporeo”, “Imposto de rendimento sobre os impostos do petróleo” e da “Lei das empreitadas”.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 22/08/2013 19:31:56

    Comissão Económica aprova proposta de gestão do espaço aéreo civil

    Segundo o comunicado final da 7ª sessão extraordinária da Comissão Económica, a proposta tem por objectivo melhorar o controlo do tráfego aéreo, eliminando os riscos para a navegação aérea civil no espaço aéreo nacional, nomeadamente nas Regiões de Informação do Voo Continental e do Voo ...

  • 21/08/2013 17:34:27

    BAD elogia empresaria angolana

    "Trata-se do reconhecimento público e internacional da empresaria Isabel dos Santos, como exemplo de empresária que enche de orgulho não só os angolano, como todos os africanos, afirmou terça-feira, na reunião do Brics Business Council, ressaltando que é uma empresária exemplar no contexto do ...

  • 20/08/2013 19:18:39

    Projecto imobiliário Escom investe Akz 65 biliões no projecto Skay Center

    De acordo com uma nota de imprensa da Escom, trata-se de edifícios para habitação, escritórios e actividades comerciais. As obras, com a duração de quatro anos, foram financiadas pelo Banco Espírito Santo de Angola (BESA) e estiveram a cargo da construtora Teixeira Duarte. A construção ...

  • 20/08/2013 15:16:36

    Angola quer apostar no aumento da produção na área da aquicultura

    A informação foi prestada no acto da assinatura do acordo de cooperação em vários domínios entre o Ministério das Pescas (MINPESCAS) e o Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). “A cooperação entre a FAO e as Pescas já datam de algum tempo, e com este acto pretendemos ...