Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

25 Março de 2009 | 11h08 - Atualizado em 25 Março de 2009 | 11h15

Inaugurada fabrica de gesso no Kwanza Sul

Indústria

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sumbe - Uma fábrica de designada Super Gesso, com capacidade de produzir 13 mil toneladas de gesso/mês, foi inaugurada terça-feira no Alto Chingo, município do Sumbe, na província do Kwanza Sul, pelo governador provincial, Serafim do Prado.


O empreendimento está a produzir seis mil toneladas de gipsita a granel britada para a fabricação de cimento, quatro mil para a agricultura e três mil para calcinação do gesso, bem como bloco de gesso, placas, gesso para fundição, para revestimentos e cerâmicas.


Durante a inauguração, o governador do Kwanza Sul reconheceu a iniciativa do grupo Super Gesso e disse insere-se  no quadro do aumento da produção nacional e da redução das importações, indo de encontro à política do Governo, visando atenuar no país os efeitos negativos da crise económica e financeira mundial.


Acrescentou que o gesso tem hoje e cada vez mais, vasto campo de aplicações, para além da sua utilização como corrector de solos na agricultura e de matéria prima complementar na produção do cimento e em obras de construção civil.


Referiu que a fábrica vem reafirmar as potencialidades da província em recursos naturais, assim como a vontade e a capacidade dos angolanos na promoção de acções concretas de investimentos para o desenvolvimento da economia nacional , constituindo mais um sólido alicerce na luta pela edificação da melhoria das condições de vida da população.


Serafim de Prado exortou os demais empresários a investirem no ramo da geologia e minas na província, por possuir grandes potencialidades que carecem de  exploração, com vista a fomentar o emprego.


Por seu turno, o director executivo da Super Gesso, Gito Cruz, disse que o relançamento deste sector surge para apoiar o processo de reconstrução nacional em curso e para acabar com a importação de produtos que podem ser fabricados internamente e vendidos a custos mais baixos.


O director executivo acrescentou ser necessário diminuir a carência e os custos dos materiais de construção civil no país, tendo apelado para maior participação dos outros empresários privados nesta iniciativa.


Gito da Cruz referiu que a iniciativa é importante para a província, visto que vai proporcionar emprego a muitas famílias e contribuir na balança económica da região.

A fabrica, ora inaugurada, proporcionou emprego a 100 jovens. A sua construção durou um ano e dois meses e custou 20 milhões de dólares norte-americanos, é a primeira unidade fabril de gesso construída em Angola.

Leia também
  • 26/08/2013 21:23:46

    Administrador do Seles ausculta preocupações da população local

    Em declarações à imprensa no final da jornada de campo, João Daniel Nunes referiu que a visita permitiu fazer um diagnóstico real do que são as localidades a nível da circunscrição e ter uma percepção mais exacta de onde estão as populações, as dificuldades que enfrentam, tendo em vista a sua ...

  • 22/08/2013 15:47:42

    Banco BESA abre balcão no Sumbe

    O novo balcão do BESA vai dedicar-se à actividade de microfinanças, para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da província. Na ocasião, o governador provincial considerou um contributo ao desenvolvimento da província a abertura de mais uma dependência do BESA, porquanto a região está em ...

  • 21/08/2013 13:43:20

    Desenvolvimento passa pela revitalização da agro-pecuária e pescas

    Eusebio de Brito, que falava na segunda sessão do Conselho de Auscultação e Concertação Social, que decorre no auditório do Instituto Médio Politécnico, referiu que estas áreas se afiguram como o garante do aumento da produtividade local e da geração de novos postos de trabalho. De acordo com ...

  • 21/08/2013 13:20:16

    Conselho de Auscultação analisa Programa de Investimentos Públicos para 2014

    De acordo com a agenda de trabalhos, a que a Angop teve acesso, estará ainda emanalise o projecto da rede de transportação de energia electrica Gabela/Ebo/ Kibala eWaku Kungo bem como o programa de combate à malária. Durante o encontro, a ter lugar no anfiteatro do Instituto Medio Politécnico ...