Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Julho de 2009 | 21h25 - Atualizado em 16 Julho de 2009 | 21h25

Governante português aprova qualidade dos produtos agrícolas nacionais

Elogio

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O ministro da Agricultura de Portugal, Jaime Silva, elogiou hoje (quinta-feira), em Luanda, a qualidade dos produtos agrícolas produzidos no país, afirmando que os mesmos são "de excelente qualidade".


O governante luso fez essa apreciação durante a visita guiada, ladeado do seu homólogo angolano, Afonso Pedro Canga, ao pavilhão do sector agro-industrial e alimentar do país, na Feira Internacional de Luanda (FILDA/2009).


 Segundo Jaime Silva, Angola apresenta uma diversidade de produtos agro-pecuários de "da mais alta qualidade", como o café, cana-de-açúcar e a banana, que podem representar o país nos maiores mercados mundiais do sector.


"Estou agradavelmente surpreendido e maravilhado com a diversidade e qualidade dos produtos do ramo da horticultura, pecuária, indústria, pesca, entre outras áreas ligadas à agricultura, apresentados nesta feira, facto que demonstra bem o empenho do Governo, empresários e produtores do país", salientou.


Na ocasião, o responsável luso manifestou o interesse de Portugal ser a principal referência comercial para a entrada de produtos angolanos na Europa, considerando aquele continente como o maior mercado de importação de bens de origem agrícola no mundo.


"Portugal é um parceiro privilegiado e tradicional de Angola, com quem partilha a mesma língua e com uma relação antiga e profícua, por essas razão podemos ser a principal porta de entrada para a Europa dos produtos agrícolas produzidos aqui", salientou, recordando que o seu país já foi o maior importador do café produzido em território angolano.


Jaime Silva, que enalteceu o Governo pela realização da feira, sublinhou que a organização da FILDA foi bastante perspicaz na escolha do tema central, dedicado ao agro-negócio, por ser um assunto bastante actual e importante no engrandecimento da economia dos países.


O ministro referiu que o agro-negócio é um ramo importante para o desenvolvimento de qualquer país, atendendo que esse sector proporciona melhor qualidade de vida aos ciadadãos, contribui para a estabilidade financeira e acelera o crescimento económico dos Estados.


O governante afirmou que Angola está no caminho certo do desenvolvimento, com progressos alcançados em vários domínios da vida do país, realçando a vontade de Portugal em contribuir para essa melhoria, através de uma parceria cada vez mais estreita e diversificada.


"O mundo almeja um futuro promissor para Angola, devido as suas potencialidades naturais e a capacidade intelectual dos seus governantes, por essa razão queremos também contribuir para o sucesso desta empreitada", salientou.
 

A Filda é um evento de negócios que junta anualmente desde 1983 empreendedores nacionais e estrangeiros para expor produtos e serviços, assim como estabelecer contactos de negócios, contando a presente edição com a participação de 28 países.


O evento, que encerra domingo, tem o dia de hoje dedicado a Portugal.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 29/08/2013 19:41:27

    Aprovada reestruturação do Conselho de Administração da Sonangol

    Francisco de Lemos José Maria (Presidente do Conselho de Administração), Anabela Soares de Brito da Fonseca (Administradora) e Ana Joaquina Van-Dúnem Alves da Costa (Administradora). Completam a lista Fernandes Gaspar Bernardo Mateus (Administrador), Fernando Joaquim Roberto (Administrador), ...

  • 23/08/2013 06:20:50

    Governante constata obras de impacto social

    Em declarações à Imprensa, a governante manifestou sua satisfação pelo estado avançado em que se encontram as referidas obras, tendo adiantado que, em finais de Setembro do ano em curso, a circunscrição vai beneficiar destes projectos sociais importantes para melhoria das condições de vida dos ...

  • 22/08/2013 17:37:33

    Assomicro forma membros para fomento do primeiro emprego

    Em declarações hoje à Angop, o presidente da referida associação, Carlos da Gama, disse que os promotores de micro e pequenas empresas estão a ser formados em matérias sobre como abrir uma empresa e a sua gestão. Salientou que a juventude tem sido a grande afectada pela falta de oportunidade ou ...

  • 20/08/2013 20:50:49

    Ministro da Geologia e Minas recebe investidores do Koweit

    Segundo uma nota de imprensa do ministério chegado hoje à Angop, o grupo, que prevê cumprir um vasto calendário trabalho, manifestou o interesse em financiar vários projectos de desenvolvimento. Deste modo, o AIDCO vai manter encontros com o vice- presidente da República, Manuel ...