Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Julho de 2013 | 14h10 - Atualizado em 13 Julho de 2013 | 20h11

Ministra do Comércio trabalha em Kambambe

Kwanza Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ndalatando - A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, deslocou-se neste sábado ao município de Kambambe, no quadro de uma visita de dois dias à província do Kwanza Norte, iniciada sexta-feira. A governante está a avaliar o grau de implementação de diferentes programas ligados ao sector.

A deslocação visa ainda avaliar o Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.

Sexta-feira, a ministra trabalhou nos municípios de Kazengo e de Lucala, para entre outros objectivos avaliara as condições para a criação de centros logísticos que terão a função de recolha e distribuição da produção agrícola nacional.

Em declarações à imprensa, Rosa Pacavira disse que o país contará brevemente com cinco centros logísticos de grande dimensão e vários outros de média capacidade, para a recolha e distribuição da produção agrícola do país.

Referiu que os entrepostos comerciais de grande dimensão serão erguidos nas províncias do Huambo, Malanje, Kwanza Sul, Luanda e Benguela.

De acordo com a governante, estão já em fase conclusiva as obras do centro logístico de grande dimensão de Luanda, que está a ser edificado na região do Quilómetro 30 e os de média dimensão no Benfica (Luanda), no Chinguar (província do Bié), na Calenga (Huambo), no Kwanza Sul em Benguela.

"Cada província terá um centro logístico de distribuição, devendo ter, igualmente, entrepostos para a recepção, lavagem e calibragem dos produtos, nos quais será testada toda a produção e posteriormente transferida para os grandes centros", referiu.

No Kwanza Norte, a ministra está ainda a visitar os locais onde serão construídas infra-estruturas do género e as chamadas lojas de proximidade, também conhecidas por "Poupa Lá".

Alguns estabelecimentos comerciais poderão receber ainda a visita da titular da pasta do comércio, que pretende verificar o nível e as capacidades de funcionamento de tais instituições.

Leia também
  • 21/08/2013 18:15:42

    Técnicas modernas de pesca reduzem pescado na lagoa do Ngolom

    Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, no quadro da abertura oficial das actividades pesqueiras na lagoa do Ngolome, decorrida no último fim de semana, a autoridade tradicional afirmou que o uso de lanchas motorizadas, a pesca com recurso a aparelhos sonoros e de técnicas arrastão ...

  • 18/08/2013 18:13:55

    Pescadores de Kambambe e Icolo e Bengo trocam de experiências

    Dondo – Os pescadores dos municípios de Kambambe (província do Kwanza Norte) e do Icolo e Bengo (Luanda) reuniram-se hoje (domingo), em Massangano, para a partilha de experiências profissionais no campo da pesca continental, sobretudo em relação às técnicas de captura, tratamento e conservação ...

  • 17/08/2013 21:17:15

    Pescadores do Ngolome demarcam-se da pesca pela agricultura

    Ngolome - Vários pescadores da lagoa do Ngolome, no município de Kambambe, província do Kwanza Norte, com idades acima dos 50 anos, estão a substituir a arte pesqueira pela agricultura, em decorrência do esgotamento físico com que se debatem para suportar os esforços consentidos no exercício da ...

  • 16/08/2013 13:52:50

    Exploração ilegal de inertes na província

    Ndalatando – A exploração de areia e pedra na província do Kwanza Norte, na maioria dos casos, é feita à margem do quadro legal estabelecido pelas autoridades angolanas, afirmou hoje em Ndalatando, o chefe do departamento do Ambiente da Direcção provincial local do Urbanismo e Ambiente, Gaspar ...