Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Maio de 2013 | 10h33 - Actualizado em 30 Maio de 2013 | 10h33

Fórum sobre sector produtivo e empresarial coloca Kwanza Sul na rota do desenvolvimento

Economia

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cela  – Sob o lema “Kwanza Sul na rota para o desenvolvimento”, o fórum sobre o sector produtivo e empresarial da província inicia nesta sexta-feira, na cidade do Waku Kungo, município da Cela, destinado a traçar estratégias para o desenvolvimento sustentável e captar investimentos nos mais diversos sectores.

De acordo com o programa de actividade, o fórum será aberto pelo vice- presidente da República, Manuel Vicente, e contará com a presença de distintas entidades nacionais e estrangeiras, com destaque para ministros, embaixadores, empresários e especialistas ligados às ciências económicas.

A reunião comportará oito painéis, nomeadamente “Caracterização e Oportunidades”, “Estratégias para o desenvolvimento da Agricultura, Pecuária e culturas industriais”, “A produção pesqueira e salga, a comercialização e distribuição”, “Políticas de crédito no apoio ao sector produtivo”, “O turismo e o desenvolvimento”, “Estratégia para a implementação da indústria transformadora e extractiva” e “A relevância do crescimento da economia real no processo de desenvolvimento”.

Do leque de oradores, destaque para o vice-governador provincial do Kwanza Sul para o sector económico, Mateus Alves de Brito, que vai apresentar “as oportunidades de negócios e investimentos na província”, e o economista Carlos Rosado que vai se debruçar sobre “a relevância do crescimento da economia real no processo de desenvolvimento”.

Uma análise crítica às diversas modalidades de crédito disponíveis no mercado angolano bem como o pacote legislativo sobre o investimento privado estará a cargo de Fernando Pacheco, da Acção de Desenvolvimento Rural de Angola (ADRA), enquanto o secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel apresentará “a estratégia de promoção da indústria transformadora no sector privado”.

Temas relacionados a produção pecuária, ovos, leite e carne bem como as culturas industriais – visão crítica sobre a produção do café serão dissertado pelo director adjunto do projecto Aldeia Nova, António Russo e pelo chefe da repartição municipal da Agricultura do Amboim, Pascoal Miranda.

No sector da produção pesqueira, Maria de Lourdes Sardinha, directora Nacional das Pescas, vai apresentar o tema “captura, transformação, salga e seca de pescado – sector artesanal vs industrial”, enquanto no comércio e distribuição a directora nacional do comércio rural, Suzana de Melo dará a conhecer as estratégias do Estado para o desenvolvimento do comercio rural, logística, transporte, infra-estruturas de apoio aos circuitos de comercialização.

As potencialidades e oportunidades para a indústria do turismo, no contexto do desnvolvimento económico, será dissertado pelo empresário Carlos Cunha.

O Kwanza Sul encontra-se a sul de Luanda, capital do país, e ocupa uma área de 55 mil quilómetros e 660 metros quadrados.

A sua população é estimada em 610 mil, distribuída nos municípios de Sumbe (capital da província), Porto Amboim, Quibala, Libolo, Mussende, Amboim, Ebo, Quilenda, Conda, Waku Kungo, Seles, Cassongue.

A região apresenta como principais vantagens competitivas o seu vasto potencial agrícola, a diversidade e a riqueza de recursos do mar, potencial turístico e o seu posicionamento geoestratégico privilegiado.

Leia também