Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

11 Junho de 2012 | 14h42 - Actualizado em 12 Junho de 2012 | 09h12

Ministro da Indústria inaugura fábrica de produtos plásticos

Plásticos

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim David

Foto: ANGOP

Luanda - Uma fábrica vocacionada  para o fabrico de produtos plásticos, denominada GLOPOL, foi inaugurada hoje, no município de Viana, Porto Seco, pelo ministro da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim David.


Com capacidade para produzir cinco mil paletes plásticos/mês, 20 mil caixas de transporte de diversos tamanhos/mês, contentores de recolha de resíduos sólidos e baldes, a unidade fabril possui, neste momento, produtos para comercializar no país por um período de cinco anos.


O director da unidade fabril, Campos Oliveira, disse ser pretensão da direcção da empresa dentro de dois anos constituir-se no maior produtor e exportador de produtos de embalagem e transporte na África Subsariana, tendo para isso adquirido uma nova máquina de injecção pesada que vai permitir duplicar a capacidade produtiva.


Na ocasião, o ministro Joaquim David disse ser uma grande satisfação saber que acaba de ser instalada no país a unidade de maior potência e de maior capacidade no ramo de plásticos em África.


“Nós verificamos que a nossa vida social está a ser erguida com objectos úteis”, sublinhou o ministro..


Referiu que as paletes utilizadas pela Coca-Cola e pelas fábricas de cerveja, objectos que teriam de ser importados, estão a ser fabricadas no país por unidades modernas.


Os baldes  para embalagem de óleo e lubrificantes utilizados pela Sociedade de Combustível, Sonangol, que antes eram importados, passam  a ser fabricados nesta unidade com grande qualidade.


Podemos ver que o tipo de baldes plásticos fabricados nesta unidade fazem parte de uma  patente moderna no mundo pois,  apenas dois ou três países a possuem.


Joaquim David sublinhou que, neste momento, o país está a acompanhar o que de melhor existe no mundo,  adiantando que “ estamos a preencher lacunas da nossa vida social, criar empregos , transferir tecnologia, aumentar massa fiscal e contribuir para crescimento de Angola".


“A grande preocupação do sector industrial é crescer. Podemos verificar também que dentro da unidade existe um equipamento para reciclagem dos plásticos. Grande parte das paletes pode ser reciclada nesta fábrica. A preocupação com o ambiente está igualmente a ser acautelada nesta unidade" frisou o ministro da Geologia e Minas e da Industria.