Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Junho de 2012 | 11h35 - Atualizado em 08 Junho de 2012 | 12h29

Sector das florestas impulsiona economia do país

Madeira

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Afonso Pedro Canga, considerou quinta-feira, em Luanda, o sector das florestas como um ramo estratégico para o país que se encontra numa fase de reconstrução.

Ao intervir na abertura do encontro que manteve com os representantes de madeireiros e industriais da madeira, Afonso Canga realçou a importância do sector na contribuição para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), geração de emprego e na preservação das florestas.

Por isso, informou que o Executivo aprovou um conjunto de medidas para relançar as actividades produtivas florestais, tendo aprovado igualmente os projectos e os mecanismos de acesso às facilidades de crédito junto dos bancos.

“Estamos a trabalhar para identificar os empresários que têm capacidade técnica para absorver parte dos financiamentos dirigidos ao sector.

O governante sublinhou que o sector tem registado as dificuldades que os madeireiros enfrentam, quer do ponto de vista financeiro, quer em relação ao cumprimento da legislação.

“Temos de discutir a necessidade de construir uma indústria primária. Temos de nos preparar para deixar de importar madeira em toro”, referiu o ministro Afonso Canga.

Por outro lado, o representante da associação dos madeireiros, José Veríssimo, afirmou que o encontro deve traduzir-se na reorganização do sector, principalmente nos aspectos ligados ao controlo e fiscalização das florestas.