Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Maio de 2012 | 11h59 - Actualizado em 09 Maio de 2012 | 12h02

Navio-tanque já no Soyo para testes de carregamento de LNG

Combustível

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda – O navio-tanque "Sambizanga" de transporte de Gás Natural Liquefeito (LNG) já se encontra na planta do terminal de exportação do Projecto Angola LNG, onde, nos próximos dias, irá realizar testes preliminares de atracagem e conexão do sistema, tendo em vista o primeiro carregamento previsto para o mês de Junho.

Os accionistas da Angola LNG informaram hoje, num comunicado divulgado pela Sonangol, em Luanda, que a introdução do gás de alimentação na planta de LNG teve lugar no dia 15 de Março deste ano (2012), como parte do programa de testes dos equipamentos.

Irão seguir-se, prossegue o comunicado, os testes e o arranque das unidades de liquefacção, com a produção de LNG planeada para ter o seu início nos finais do segundo trimestre de 2012.

A fábrica, cuja construção foi recentemente concluída, está localizada no Soyo, província do Zaire. Os serviços de operações e de manutenção serão fornecidos à Angola LNG pelas empresas OPCO - Sociedade Operacional Angola LNG e a SOMG – Sociedade de Operações e Manutenção de Gasodutos.

Os investidores no projecto Angola LNG e os accionistas da Angola LNG Limited, da OPCO e da SOMG são a Sonangol Gás Natural, Limitada (22,8%), a Cabinda Gulf Oil Company Limited (36,4%), a BP Exploration (Angola) Limited (13,6%), a ENI Angola Production B.V. (13,6%) e a Total LNG Angola Limited (13,6%).