Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

11 Maio de 2012 | 11h17 - Actualizado em 11 Maio de 2012 | 12h18

Governo projecta crescimento do PIB na ordem de dez porcento

Economia

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço

Foto: ANGOP

Luanda - O PIB (Produto Interno Bruto) de Angola deverá crescer, até final do ano em curso, entre 8 a 10 porcento, estimou a ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, superando o crescimento de 3.12 porcento registado em 2011. 

A ministra, que falava, quinta-feira, na apresentação do Memorando de Desempenho da Actividade do Executivo no 1º trimestre de 2012, salientou que o governo mantém as estimativas de crescimento do PIB, para o ano em curso, neste intervalo.

Disse que, apesar do impacto negativo da crise financeira e económica mundial na economia do país, Angola conseguiu manter um nível de crescimento sustentável, e agora espera que em 2012 o PIB cresça na ordem de 8 a 10 porcento.

Sobre a contribuição dos diferentes sectores na estrutura do PIB, disse registar-se uma redução do sector petrolífero e um amento significativo do sector não petrolífero.

Em 2011, disse a governante, o sector petrolífero apenas contribui para o PIB com cerca de 5,5 porcento e o não petrolífero com 8,5 porcento. "Em 2012 esperamos que o sector petrolífero cresça 8 porcento e o não petrolífero 9,5 porcento".

Afirmou também que dentro do sector não petrolífero, os subsectores que mais têm contribuído para o PIB são o da prestação de serviços, da construção civil, da agricultura, pescas e da indústria.