Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Janeiro de 2010 | 06h53 - Actualizado em 09 Janeiro de 2010 | 06h52

Variação do preço de petróleo destaca-se no noticiário económico da semana

RESENHA

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O anúncio da variação do preço do barril de petróleo Brent Datado, no primeiro trimestre de 2010, entre os 75 e 80 dólares norte-americanos, segundo dados do Ministério dos Petróleos de Angola constituiu destaque do noticiário económico da Angop, na semana que hoje termina.

De acordo com dados do Ministério, até Novembro do ano transacto (2008), o barril d crude estava a ser vendido ao preço de 76,655 dólares norte-americanos mas hoje está cotado a USD 77, 7.

Por decisão dos países membros da OPEP, desde Dezembro passado, a produção petrolífera do cartel foi reduzida, na busca de estabilização de preços, face à instabilidade no mercado internacional .

De igual modo, destacou-se durante, a semana, a pretensão do Ministério da Indústria em diversificar a actividade do sector com fábricas têxteis, cafeícolas, alimentícias, de materiais de construção civil, moagens e serrações.

Ao debruçar-se sobre o assunto o ministro Joaquim David disse haver também necessidade de se implementar projectos industriais, em todo território (nas 18 províncias do país), de modo a se diminuir o índice de dependência dos sectores petrolífero (mais de 90 porcento desta indústria é offshore) e diamantífero.

Avançou estar-se a trabalhar com indústrias do meio rural, num apoio a um programa de comercialização, uma iniciativa do Ministério do Comércio, assim como se pretende aderir à micro-indústria nos vários domínios da vida económica com projectos gizados em 2009, de acordo com as prioridades de cada província.

A entrada em funcionamento, de pelo menos 30 unidades fabris de diversos ramos de actividade já a produzir, desde o ano transacto, no Pólo de Desenvolvimento Industrial do Município de Viana (PDIV), mereceu também destaque noticioso.

Mereceram ainda relevo no noticiário económico da Angop, as retrospectivas sobre a realização, em Abril de 2009, da Conferência sobre o relançamento da indústria transformadora no período 2009/2012, como um ponto de partida para o desenvolvimento do sector industrial em Angola.

A preconizada revitalização do sector, abordada na conferência, constituiu grande aposta do Governo angolano no sentido de querer ver reabilitado o parque industrial com maior impacto para infra-estruturas ligadas às estradas, águas, energia eléctrica, pontes e caminhos-de-ferro.

Sobre as retrospectivas destacou-se também o investimento, pela TAAG - Linhas Áreas de Angola, de cerca de dois milhões de dólares, mediante acções de formação contínua dos quadros da durante o ano findo, como houve informado o porta-voz da sua Comissão de Gestão, Rui Carreira.

O responsável e também coordenador adjunto da referida comissão adiantou que no mesmo período a TAAG realizou 90 acções de formação e refrescamento no seu centro de instrução, envolvendo cerca de mil e 800 formandos.

Outro assunto destacado foi a declaração do embaixador de França em Angola segundo a qual Angola deve continuar apostar no desenvolvimento agrícola e humano, por serem áreas fulcrais para o progresso duma nação.

O diplomata francês fez o pronunciamento numa cerimónia para assinalar o fim da sua missão em Angola.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 20/01/2015 18:44:46

    Angola está preparada para responder ao "Choque Petrolífero" - Deutsche Bank

    Luanda - A unidade de análise económica do Deutsche Bank, da Alemanha, considera que Angola está mais bem preparada para responder ao choque petrolífero do que estava em 2008, mas alerta para a vulnerabilidade ao abrandamento da economia chinesa.

  • 20/01/2015 16:26:56

    Cunene: Membros da Unaca reunidos em assembleia

    Ondjiva - Os associados da União dos Camponeses Angolanos (Unaca) na província do Cunene estão reunidos desde hoje, terça-feira, em ondjiva, em assembleia-geral de balanço, com a finalidade de reforçar as actividades da organização junto dos membros.

  • 20/01/2015 15:47:57

    Angola: FACRA realiza quinta-feira fórum sobre investimentos

    Luanda - O Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) realiza quinta-feira, 22, em Luanda, um fórum de negócios denominado "Dia do FACRA", com o objectivo de reforçar o compromisso do Executivo, em estimular o fortalecimento do tecido empresarial angolano.

  • 19/01/2015 14:37:13

    Angola: CMC vai aumentar volume de informação sobre literacia financeira

    Luanda - A Comissão de Mercado de Capitais (CMC) vai dinamizar um programa sobre literacia e inclusão financeira com o objectivo de proporcionar aos cidadãos informações sobre como lidar com as finanças pessoais e investir na Bolsa de Valores, disse hoje, segunda-feira, a directora do Gabinete de Literacia Financeira, Elsa Bárber.