Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Janeiro de 2010 | 06h53 - Atualizado em 09 Janeiro de 2010 | 06h52

Variação do preço de petróleo destaca-se no noticiário económico da semana

RESENHA

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O anúncio da variação do preço do barril de petróleo Brent Datado, no primeiro trimestre de 2010, entre os 75 e 80 dólares norte-americanos, segundo dados do Ministério dos Petróleos de Angola constituiu destaque do noticiário económico da Angop, na semana que hoje termina.

De acordo com dados do Ministério, até Novembro do ano transacto (2008), o barril d crude estava a ser vendido ao preço de 76,655 dólares norte-americanos mas hoje está cotado a USD 77, 7.

Por decisão dos países membros da OPEP, desde Dezembro passado, a produção petrolífera do cartel foi reduzida, na busca de estabilização de preços, face à instabilidade no mercado internacional .

De igual modo, destacou-se durante, a semana, a pretensão do Ministério da Indústria em diversificar a actividade do sector com fábricas têxteis, cafeícolas, alimentícias, de materiais de construção civil, moagens e serrações.

Ao debruçar-se sobre o assunto o ministro Joaquim David disse haver também necessidade de se implementar projectos industriais, em todo território (nas 18 províncias do país), de modo a se diminuir o índice de dependência dos sectores petrolífero (mais de 90 porcento desta indústria é offshore) e diamantífero.

Avançou estar-se a trabalhar com indústrias do meio rural, num apoio a um programa de comercialização, uma iniciativa do Ministério do Comércio, assim como se pretende aderir à micro-indústria nos vários domínios da vida económica com projectos gizados em 2009, de acordo com as prioridades de cada província.

A entrada em funcionamento, de pelo menos 30 unidades fabris de diversos ramos de actividade já a produzir, desde o ano transacto, no Pólo de Desenvolvimento Industrial do Município de Viana (PDIV), mereceu também destaque noticioso.

Mereceram ainda relevo no noticiário económico da Angop, as retrospectivas sobre a realização, em Abril de 2009, da Conferência sobre o relançamento da indústria transformadora no período 2009/2012, como um ponto de partida para o desenvolvimento do sector industrial em Angola.

A preconizada revitalização do sector, abordada na conferência, constituiu grande aposta do Governo angolano no sentido de querer ver reabilitado o parque industrial com maior impacto para infra-estruturas ligadas às estradas, águas, energia eléctrica, pontes e caminhos-de-ferro.

Sobre as retrospectivas destacou-se também o investimento, pela TAAG - Linhas Áreas de Angola, de cerca de dois milhões de dólares, mediante acções de formação contínua dos quadros da durante o ano findo, como houve informado o porta-voz da sua Comissão de Gestão, Rui Carreira.

O responsável e também coordenador adjunto da referida comissão adiantou que no mesmo período a TAAG realizou 90 acções de formação e refrescamento no seu centro de instrução, envolvendo cerca de mil e 800 formandos.

Outro assunto destacado foi a declaração do embaixador de França em Angola segundo a qual Angola deve continuar apostar no desenvolvimento agrícola e humano, por serem áreas fulcrais para o progresso duma nação.

O diplomata francês fez o pronunciamento numa cerimónia para assinalar o fim da sua missão em Angola.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 23/08/2013 06:20:50

    Governante constata obras de impacto social

    Em declarações à Imprensa, a governante manifestou sua satisfação pelo estado avançado em que se encontram as referidas obras, tendo adiantado que, em finais de Setembro do ano em curso, a circunscrição vai beneficiar destes projectos sociais importantes para melhoria das condições de vida dos ...

  • 22/08/2013 17:37:33

    Assomicro forma membros para fomento do primeiro emprego

    Em declarações hoje à Angop, o presidente da referida associação, Carlos da Gama, disse que os promotores de micro e pequenas empresas estão a ser formados em matérias sobre como abrir uma empresa e a sua gestão. Salientou que a juventude tem sido a grande afectada pela falta de oportunidade ou ...

  • 20/08/2013 20:50:49

    Ministro da Geologia e Minas recebe investidores do Koweit

    Segundo uma nota de imprensa do ministério chegado hoje à Angop, o grupo, que prevê cumprir um vasto calendário trabalho, manifestou o interesse em financiar vários projectos de desenvolvimento. Deste modo, o AIDCO vai manter encontros com o vice- presidente da República, Manuel ...

  • 20/08/2013 12:01:07

    Crescimento económico garante mais investimento directo ao país

    Em declarações à Angop, sobre o Investimento Estrangeiro Directo em Angola, Manuel Lourenço afirmou ser necessário que o país mantenha a posta na concessão de incentivos fiscais e na criação de infra-estruturas. Esse tipo de investimento, prosseguiu, é fundamental porque os recursos entram no ...