Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Outubro de 2006 | 16h03

Destacada importância do petróleo na economia angolana

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mesa do presidium da Conferência Internacional sobre Petróleo e Desenvolvimento de Angola

Foto: Foto Angop

Luanda, 30/10 - A directora do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola, Noelma Abreu, destacou hoje, em Luanda, a importância do petróleo no desenvolvimento do país, tendo em conta o seu peso na estrutura económica do país.

Falando na sessão de abertura da Conferência Internacional sobre Petróleo e Desenvolvimento de Angola, Noelma de ABreu afirmou que os resultados positivos das medidas de estabilização macro-económica ainda não deram lugar ao relançamento da diversificação da economia produtiva.

"O petróleo é o forte da economia angolana com assinalável crescimento quer ao nível das receitas de exportação quer nas fiscais. Durante as décadas de 80 e 90, representou a maior percentagem no total das suas exportações", disse Noelma de Abreu perante quadros das petrolíferas que operam em Angola.

Reportando-se a dados do sector, disse que em 1999 o petróleo garantiu a Angola entre 75 a 90 por cento dos seus ganhos, colocando-se como o segundo maior produtor africano de petróleo, notando ainda que apesar desse crescimento, o país continua a viver uma morosidade na mudança das fontes de geração de rendimento.

Por outro lado, o economista angolano Alves da Rocha, que participa no encontro, sublinhou a necessidade de transformação do petróleo num factor de desenvolvimento económico e social do país, defendendo para tal uma melhor compreensão das variações do mercado internacional do crude.

"Para tentar chegar a uma abordagem concreta é preciso ter uma compreensão do que se passa no mercado internacional. O preço do petróleo é uma questão pertinente para o Orçamento Geral do Estado (OGE)", frisou.

Com fim marcado para hoje, participam na Conferência Internacional Petróleo e Desenvolvimento em Angola responsáveis angolanos e das petrolíferas que operam no país. O objectivo do encontro é analisar as vias para a transformação desse recurso num factor de desenvolvimento.