Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

24 Setembro de 2013 | 13h18 - Atualizado em 24 Setembro de 2013 | 13h20

Federação de Ginástica concede nove bolsas de estudos a crianças

Nove crianças praticantes de ginástica viajam para Portugal no próximo mês, onde, durante oito anos, vão frequentar estudos académicos e desportivos no centro de alto rendimento de Sangalhos, numa iniciativa da Federação Angolana da modalidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da Federação de ginástica

Foto: Camões

Ao anunciar o facto hoje, na cidade do Huambo, em conferência de imprensa, o presidente da Federação Angolana de Ginástica (FAG), Auxílio Jacob, explicou que a decisão enquadra-se no programa de apoiar à formação académica das crianças oriundas de famílias com rendimento económico-financeiro bastante baixo para este importante feito na vida de qualquer cidadão.

Referiu que a FAG, depois de ter avaliado as capacidade individuais e colectivas dos atletas, tomou uma decisão "bastante arriscada", que é "sem sombra de dúvidas" a concessão de bolsas de estudo a um grupo de nove crianças, com 9 a 12 anos de idade, para Portugal, contando com apoio dos Ministérios da Juventude e Desporto e da Educação, além do Governo Português e da federação local da modalidade.

“Ao transferimos estas crianças para o centro de alto rendimento desportivo, em Portugal, estaremos a cumprir com o programa de intensificação e elevação da sua qualidade técnica, visando uma presença exitosa de Angola nos jogos olímpicos de 2020”, disse.

Na vertente académica, Auxílio Jacob explicou que um dos grandes desideratos do órgão é elevar os níveis de conhecimentos, quer do ponto de vista académico, quer científico dos atletas, tendo em conta a sua integração social.

Disse que a federação tem disponíveis 20 vagas para crianças praticantes da modalidade, sendo que as restantes 11 serão concedidas durante o próximo ano lectivo (2014), com vista a não perder, do ponto de vista académico, os talentos angolanos.

Auxílio Jacob garantiu estarem criadas as condições de alojamento, alimentação, seguros de vida, acompanhamento médico, preparação técnica, entre outras, indispensáveis para o bem-estar das crianças enquanto permanecerem naquele país luso.

Assuntos Hóquei em Patins  

Leia também
  • 24/09/2013 12:39:42

    Apresentadas selecções nacionais para o mundial da Bulgária

    As três selecções nacionais de ginástica (juvenil, júnior e sénior) que vão disputar os campeonatos do mundo em ambos os sexos na Bulgária, de 7 a 17 de Novembro, foram apresentadas segunda-feira, na cidade do Huambo, durante uma conferência de imprensa presidida pelo presidente da federação, Auxílio Jacob.

  • 24/09/2013 11:48:09

    Recreativo do Libolo só pensa na vitoria frente o Kabuscorp do Palanca

    A formação do Recreativo do Libolo, província do Kwanza Sul, esta determinada a conquistar os três pontos na recepção, quarta-feira , às 15 horas , no estádio de Calulo, o Kabuscop do Palanca, em jogo a contar para a 24ª jornada do Campeonato Nacional da primeira divisão Girabola/2013.

  • 24/09/2013 06:34:40

    Adeptos do Petro e do 1º de Agosto unidos a favor da selecção frente ao Chile

    Num ambiente bastante eufórico, com as cores da bandeira do país a predominarem nas bancadas, adeptos do Petro de Luanda e do 1º de Agosto, principais emblemas do desporto angolano, colocaram de parte as “rivalidades e complexos”, e juntos puxaram pela selecção nacional diante do Chile.