Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

01 Maio de 2011 | 00h15 - Actualizado em 03 Maio de 2011 | 08h09

1º de Agosto vence Libolo com duplo-duplo de Kikas

Basquetebol

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Joaquim Gomes "Kikas" foi o destaque na vitória do 1º de Agosto

Foto: Angop

Luanda - O 1º de Agosto venceu esta noite, no pavilhão da Cidadela, o Recreativo do Libolo por 78-68, em partida da segunda jornada do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino que faz disputar a última fase “Final Four”. Kikas Gomes fez um duplo-duplo (32 pontos e 18 ressaltos).

Com esta vitória, os “militares” somam três pontos na terceira posição, os mesmos que o Interclube, com quem perdeu na ronda inaugural, no segundo posto, ao passo que o Libolo, que entrou para esta fase com a vantagem de um ponto, é quarto com o mesmo número de pontos. O Petro de Luanda lidera, com quatro.

Sem o norte-americano Reggie Moore, saiu lesionado aos oito minutos do primeiro quarto, o Libolo encontrou muitas dificuldades para travar a avalanche ofensiva do 1º de Agosto, principalmente no jogo interior onde Kikas e Felizardo Ambrósio comandavam.

Com 32 pontos e 16 ressaltos, Kikas Gomes foi o homem do jogo, seguido de Olímpio Cipriano, com 26.

Depois da derrota na primeira jornada, os “militares” entraram demolidores e nos dois primeiros quartos não deram qualquer hipótese a formação de Calulo, sua principal adversária na luta pelo título.

No primeiro período, o 1º de Agosto venceu por 23-12, com Kikas Gomes a marcar mais de metade dos pontos do conjunto “rubro-negro”(18). Na ocasião, os campeões nacionais implementaram uma defesa que impediu o adversário de marcar qualquer ponto durante quatro minutos.

No quarto seguinte, Luís Magalhães alinhou os juniores Yanick Moreira e Hermenegildo Santos, que ascenderam a equipa principal e não têm sido utilizados. Ainda assim conseguiram manter a mesma performance e, em algumas etapas do jogo, vencer por 17 pontos de diferença. Foi nesta toada que chegaram ao intervalo a vencer por 37-26.

No terceiro período, o Libolo tentou recuperar com triplos seguidos de Domingos Bonifácio e beneficiou de duas faltas anti-desportivas, tendo reduzido a desvantagem para cinco pontos (45-40). Mas a presença de Kikas Gomes, contrastando com a ausência de Reggie Moore, foi fatal na “luta” debaixo do cesto e os “militares” foram para o quarto final vencendo por 62-54.

No último período, o 1º de Agosto necessitou apenas de gerir a vantagem. Os pupilos de Raul Duarte reduziam e os “rubro-negros” ampliavam, foi assim até o apito final com o 1º de Agosto a alcançar a primeira vitória.

Com arbitragem de Carlos Júlio, Osvaldo Neto e Francisco Tando, as equipas alinharam da seguinte forma:

Libolo: Domingos Bonifácio (10), Olímpio Cipriano (26), Francisco Sousa (00), Edson Ndoniema (05), Mayzer Alexandre (00), Abdel Bouckar (06), Simão Santos (01), Leonel Paulo (12), Abdel Gomes (00), Reggie Moore (03), Feliciano Camacho (02), Milton Barros (03).

Técnico: Raul Duarte

1º de Agosto: Filipe Abraão (02), Armando Costa (12), Adilson Baza (04), Mario Correia (00), Kikas Gomes (32), Felizardo Ambrósio (07), Vlademir Ricardino (08), Hélder Ortet (00), Carlos Almeida (00), Miguel Lutonda (11), Hermenegildo Santos (00), Yanick Moreira (02).

Técnico: Luís Magalhães