Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

15 Abril de 2013 | 16h33 - Atualizado em 16 Abril de 2013 | 09h26

Universidade Metodista vence concurso "Imagine Cup 2013"

Disputa

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha

Foto: Angop

Luanda  - Os estudantes da Universidade Metodista de Angola (UMA) venceram hoje, em Luanda, a primeira edição do concurso "Imagine Cup 2013 final local Angola", com o projecto “Jogo não te irrites no Windows”. O evento é promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), em parceria com a multinacional Microsoft.

O concurso, realizado no campus universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), visa identificar jovens estudantes universitários nas áreas de informática, com ideias para desenvolver vários programas e projectos para a indústria cibernética. Contou com estudantes da Universidade Agostinho Neto, Jean Piaget e da Universidade Metodista de Angola, cada uma com dois projectos.

No seu discurso de abertura, o vice-reitor para os assuntos científicos da UAN, José Pedro, disse que o concurso teve por objectivo apurar os melhores trabalhos em Angola, que deverão participar na final mundial que decorre de 8 a 11 de Junho deste ano, na cidade São Petersburgo, na Rússia.

Adiantou que existirá outro concurso de âmbito regional, para os países de língua oficial português em África, daí augurar que os concorrentes e os trabalhos tenham a qualidade e o desempenho de cada uma das equipas seja o mais digno possível.

Para si, concursos desta natureza ajudam a potenciar ainda mais o papel de instrução que tem a universidade neste particular, porque é através destes trabalhos que os estudantes desenvolvem um conjunto de actividades e o espírito crítico ensinou na forma de apresentação e defesa dos seus trabalhos.

Esta edição de 2013 será baseada em três pilares: Cidadania Mundial, Jogos e Inovação, devendo a categoria Cidadania Mundial premiar a aplicação de software desenvolvido em plataforma Microsoft, que com maior potencial gera impacto positivo na humanidade.

As Universidades Agostinho Neto, Metodista de Angola, Jean Piaget de Angola e a Universidade de Belas constituíram o leque de Instituições do Ensino Superior que inscreveram os seus projectos para participarem na 1ª edição do Concurso Imagine Cup 2013 final local Angola.