Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

28 Novembro de 2011 | 10h47 - Actualizado em 28 Novembro de 2011 | 10h59

CNTI desenvolve o novo Portal do Governo de Angola

Inovação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O Centro Nacional das Tecnologias de Informação (CNTI) apresenta, no dia 1 de Dezembro, em Luanda, a nova versão do Portal Oficial do Governo da República de Angola, bem como os novos Portais Oficiais dos Ministérios e dos Governos Provinciais.

Em nota de imprensa enviada hoje à Angop, a instituição avança que as novas versões dos Portais governamentais disponibilizam aos cidadãos uma nova experiência de navegação, mais atractiva, interactiva e dinâmica.

“Uma das principais inovações é a integração com as novas tecnologias de colaboração e partilha de informação oferecendo mais atractividade ao cidadão”, lê-se no documento.

Adianta que esta evolução no processo de implementação da governação electrónica permite o aumento na interacção entre o Governo, Cidadão e empresas, bem como uma maior disponibilização de informações e serviços do Governo.

“É também sinal de que o Governo Angolano está a acompanhar as tendências mundiais em matéria de governação electrónica, proporcionando à população mais informação e maior envolvimento no exercício da sua cidadania”, reforça.

Por via do Portal do Governo, com o endereço www.governo.gov.ao o cidadão tem acesso a um conjunto de informações oficiais sobre as acções do executivo e o país. Pela mesma via o cidadão tem também acesso aos Portais Oficiais dos Ministérios e Governos Provinciais os quais contêm informações específicas sobre os mesmos.

Já o Portal do Cidadão, com o endereço www.cidadao.gov.ao, é um espaço interactivo criado com o objectivo de disponibilizar serviços de utilidade pública para os cidadãos. Nele podem ser encontrados formulários, legislação vigente e informações sobre diversos serviços prestados a nível da Administração Pública Central e Local.

Por via do referido portal, o cidadão pode também interagir com os Organismos Governamentais solicitando audiências ou apresentado questões do seu interesse. Perspectiva-se a disponibilização de serviços prestados a nível da Administração Local, nomeadamente: emissão de Atestados de Residência, Declarações e Cartão de Residente.

O Centro Nacional das Tecnologias de Informação (CNTI), cujo endereço electrónico é www.cnti.gov.ao, é um instituto público de prestação de serviço com carácter científico e desenvolvimento tecnológico, tutelado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, cuja missão é promover e fomentar o desenvolvimento da Sociedade da Informação em Angola.

A acção do CNTI é transversal à generalidade dos sectores da vida nacional, sejam eles de carácter público ou privado.

No quadro das suas atribuições e competências deve, entre outras (Decreto nº 58/09 de 15 de Outubro), emitir pareceres sobre projectos de investimento público que visem a promoção da sociedade da informação, a interoperabilidade das soluções e acompanhar a sua execução, garantir de forma directa ou indirecta a fiscalização de projectos ligados às Tecnologias de Informação em particular os da Administração Pública.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também