Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

28 Novembro de 2011 | 10h47 - Atualizado em 28 Novembro de 2011 | 10h59

CNTI desenvolve o novo Portal do Governo de Angola

Inovação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O Centro Nacional das Tecnologias de Informação (CNTI) apresenta, no dia 1 de Dezembro, em Luanda, a nova versão do Portal Oficial do Governo da República de Angola, bem como os novos Portais Oficiais dos Ministérios e dos Governos Provinciais.

Em nota de imprensa enviada hoje à Angop, a instituição avança que as novas versões dos Portais governamentais disponibilizam aos cidadãos uma nova experiência de navegação, mais atractiva, interactiva e dinâmica.

“Uma das principais inovações é a integração com as novas tecnologias de colaboração e partilha de informação oferecendo mais atractividade ao cidadão”, lê-se no documento.

Adianta que esta evolução no processo de implementação da governação electrónica permite o aumento na interacção entre o Governo, Cidadão e empresas, bem como uma maior disponibilização de informações e serviços do Governo.

“É também sinal de que o Governo Angolano está a acompanhar as tendências mundiais em matéria de governação electrónica, proporcionando à população mais informação e maior envolvimento no exercício da sua cidadania”, reforça.

Por via do Portal do Governo, com o endereço www.governo.gov.ao o cidadão tem acesso a um conjunto de informações oficiais sobre as acções do executivo e o país. Pela mesma via o cidadão tem também acesso aos Portais Oficiais dos Ministérios e Governos Provinciais os quais contêm informações específicas sobre os mesmos.

Já o Portal do Cidadão, com o endereço www.cidadao.gov.ao, é um espaço interactivo criado com o objectivo de disponibilizar serviços de utilidade pública para os cidadãos. Nele podem ser encontrados formulários, legislação vigente e informações sobre diversos serviços prestados a nível da Administração Pública Central e Local.

Por via do referido portal, o cidadão pode também interagir com os Organismos Governamentais solicitando audiências ou apresentado questões do seu interesse. Perspectiva-se a disponibilização de serviços prestados a nível da Administração Local, nomeadamente: emissão de Atestados de Residência, Declarações e Cartão de Residente.

O Centro Nacional das Tecnologias de Informação (CNTI), cujo endereço electrónico é www.cnti.gov.ao, é um instituto público de prestação de serviço com carácter científico e desenvolvimento tecnológico, tutelado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, cuja missão é promover e fomentar o desenvolvimento da Sociedade da Informação em Angola.

A acção do CNTI é transversal à generalidade dos sectores da vida nacional, sejam eles de carácter público ou privado.

No quadro das suas atribuições e competências deve, entre outras (Decreto nº 58/09 de 15 de Outubro), emitir pareceres sobre projectos de investimento público que visem a promoção da sociedade da informação, a interoperabilidade das soluções e acompanhar a sua execução, garantir de forma directa ou indirecta a fiscalização de projectos ligados às Tecnologias de Informação em particular os da Administração Pública.

Assuntos Província » Luanda  

Leia também
  • 21/08/2013 17:25:37

    Conferência sobre Ciência e Tecnologias vai analisar questões ambientais

    O responsável prestou esta informação hoje (quarta-feira), em Luanda, durante um encontro com jornalistas de diversos órgãos de comunicação social, no âmbito dos preparativos da 5ª edição da Feira do Inventor, que se realiza em simultâneo com as primeiras edições da Feira de Ciência e Tecnologia ...

  • 21/08/2013 16:15:46

    Comunicação social instada a divulgar matérias sobre tecnologias

    O responsável fez este pronunciamento durante um encontro com jornalistas de diversos órgãos de comunicação social, no âmbito dos preparativos da 5ª Edição da Feira do Inventor, que se realiza em simultâneo com as primeiras edições das feiras de Ciência e Tecnologia e da feira Internacional de ...

  • 09/08/2013 16:16:53

    Realçada vantagens da mobilidade da Internet

    Luanda - O engenheiro de telecomunicações Edno Fundões considerou hoje (sexta-feira) que a popularização da Internet está a reestruturar o quotidiano da sociedade devido a sua mobilidade, que permite a realização de tarefas sem a necessidade de se sair de casa. Em declarações à Angop em Luanda, ...

  • 08/08/2013 10:25:44

    Especialista defende sensibilização para segurança na Internet

    Luanda - O chefe do Departamento de Engenharia do Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC), Adão Garcia, considerou hoje (quinta-feira), pertinente a sensibilização da população sobre a importância da segurança na Internet. Em declarações à Angop em Luanda, o ...