Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

19 Agosto de 2011 | 18h21 - Actualizado em 19 Agosto de 2011 | 18h21

Assembleia da República abre Centro de Estudos e Formação Parlamentar

Moçambique

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maputo - A presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macamo, inaugurou hoje (sexta-feira) um Centro de Estudos e Formação Parlamentar em Maputo, que visa fortalecer a capacidade interna do deputados e funcionários do órgão legislador.  


 
A abertura da instituição resulta de um acordo recentemente rubricado pela Assembleia da República moçambicana com a Westminster Foundation for Democracy, da Grã-Bretanha, a Associação de Parlamentares Europeus com África (AWEPA) e o Alto Comissariado Britânico em Moçambique.  


 
O Centro de Estudos e Formação Parlamentar vai ministrar cursos relativos à fiscalização financeira, planificação e orçamentação, noções de indicadores macroeconómicos (noções básicas de macroeconomia), elaboração e fiscalização legislativa e direitos humanos e constitucionais.  


 
A redação de textos parlamentares, técnicas para organização de seminários, de assessoria e produção de discursos políticos e lógicas de funcionamento também fazem parte de matérias a serem ministradas no centro.  

  
 
Falando na cerimónia de inauguração, Verónica Macamo disse que, com a criação do centro de formação, a expectativa do Parlamento moçambicano é tornar-se "num espaço de referência, a nível nacional, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em termos de pesquisa, formação e interacção entre os actores da actividade palamentar".