Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Especiais

14 Agosto de 2007 | 09h01

Afrobasket2007: Jornalista Silva Candembo lança livro hoje

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Jornalista Silva Candembo

Foto: Foto Angop

Luanda, 14/08 - Uma obra do jornalista Silva Candembo, intitulada Breve História de Angola nos Afrobasket`s - 1980/2005, que retrata o percurso da selecção nacional sénior masculina de basquetebol nos Campeonatos Africanos, será lançada hoje, no Parque Maitre Beye, defronte do Cine Miramar, em Luanda.

De acordo com a editora Semanário Angolense, o livro divide-se em oito capítulos e comenta a trajectória do "cinco" angolano desde Marrocos`1980 até Argélia`2005, período em que a selecção participou em 14 Afrobasket`s e acumulou oito títulos e duas medalhas de prata, igual número de bronze.

Além dos comentários baseados essencialmente nos relatos da imprensa da época, a obra apresenta também a composição das equipas nas 14 edições em que participou, bem como os resultados de todos os campeonatos, a começar da primeira edição, em 1962, no Cairo.

Prefaciado pelo jornalista Severino Carlos, o livro contém 157 páginas de texto e fotografias que ilustram os distintos momentos da selecção angolana de basquetebol. Estará à venda no acto de lançamento ao preço de dois mil e quinhentos Kwanzas. Durante a cerimónia haverá sessão de autógrafo.

Silva Candembo é jornalista de profissão desde 1984. Iniciou a sua carreira no Desk Desportivo da Agência Angola Press - ANGOP, onde permaneceu pouco tempo em razão de ter sido convocado para o cumprimento do serviço militar obrigatório.

Em 1999 deixou Angop, pouco depois ganhou o Prémio Maboque de Jornalismo, o galardão que distingue o melhor profissional do ano. É até hoje o único jornalista desportivo a receber a distinção que tem mais de 10 anos de história.

Foi durante anos colaborador do Jornal de Angola e do Jornal dos Desportos, além de ter sido correspondente, nos anos 80, de publicações portuguesas e da Rádio Havana Cuba.